segunda-feira, janeiro 30, 2012

Guerra...Africa

Sendo africana é com muita tristeza que escrevo isso:
Preferia ser escrava, lutar jamais pela minha liberdade, do que viver a verdade do rumo do meu povo,
Fico completamente transtormada, amargurada sobretudo revoltada ao ver no que o continiente africado tornou-se, as guerras no Somalia, Sudão, Serra Leoa enfim entre outros países. Preferia continuar escrava do que matar meu proprio irmao, assassinar os meus proprios pais... Africa o que tornamos...O que sou hoje.

No percurso do voluntariado para África nasceu meu Anjo, mas eu seria apenas um passarinho tentando salvar mil fogo ateado nas florestas... Penso que foi um sinal... De que nada poderei fazer senao chorar ao ver reportagens, gritar entre silencio de odio por nao poder fazer nada....



 
Não bastasse o quadro natural adverso (1/3 de áreas desérticas e em expansão e florestas impenetráveis), a África é vítima do seu passado: possui o pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e o maior IPH (Índice de Pobreza Humana) do mundo, ou seja, o menor PIB per capita, a menor taxa de urbanização, as maiores taxas de analfabetismo, de subnutrição, de natalidade, de mortalidade, de mortalidade infantil e de crescimento demográfico).

Sua economia, primário-exportadora, assegura o desenvolvimento, ainda que reduzido, de poucos países (Líbia, Egito, Marrocos, Tunísia, Zimbábue e África do Sul).
A maioria das nações vive da economia de subsistência, da plantation, quando não adoece ou passa fome.