segunda-feira, dezembro 31, 2012

Destaque, A escritora Glória Monteiro

"Seria ingênuo procurar uma chave que explicasse toda a grandeza da mente humana" Glória Monteiro

Tendo o contato com a escritora que mora na Ilha de Santiago em Cabo Verde, recentemente tivemos uma conversa literária, onde o seus profundos conhecimento me convenceu a divulgar com muito prazer, para que todos possam desfrutar das palavras de Glória Monteiro.
No seu livro a qual estará pronto em Dezembro agora no finalzinho, "Poesia das Lágrimas" é o lançamento desta brilhante autora.
É uma obra composta por versos livres, rimas e sonetos, um desabafo de
uma menina moça, apaixonada pelas pequenas coisas que a vida
proporciona. Descreve sentimentos de amor que amarguram mas fazem
crescer, que matam mas que simultaneamente dão vida. Estas linhas são
a expressão da autora manifestada em palavras do mundo que a rodeia e
da forma como capta e interpreta cada emoção e gesto em que intervém.
 
Assim ela termina deixando todos com água na boca, pois aqui no Brasil queremos degustar este livro:

O cover da capa do futuro livro de Glória Monteiro, sendo um excelente trabalho gráfico, cuidando minunciosamente de todos os detalhes, como a combinação de cores e letras, sem dúvida é um dos melhores trabalhos que já vi.
 
Glória Monteiro, desde sempre marcada pelas emoções, nasceu no dia dedicado ao amor e aos enamorados, decorria o ano de 1985, na cidade da Praia em Cabo Verde. Originária de uma família humilde mas que sempre lhe permitiu sonhar. O trilho da sua existência levou-a, depois de terminar o liceu, a rumar para outro arquipélago como se estivesse destinada a SER ilha, e foi nos Açores que se licenciou em Engenharia e Gestão do Ambiente. Seguiu-se o mestrado em Gestão e Conservação da Natureza que atualmente frequenta.
O amor por sua terra fez a aceitar o desafio de ser representante do movimento Pró-africa em Holanda, onde atualmente reside, acreditando que para além de escrever sentimentos precisa de falar ou mesmo gritar realidades, agindo. Colabora no Jornal Liberal online de Cabo Verde com seus poemas entre outros sites de poesias.
Desde sempre fascinada pela escrita, brinca com as palavras desde criança, trocando a boneca por um tesouro chamado diário, a este confiou todos os segredos de adolescência. Dos seus dedos desabrocham as descrições de sentimentos de esperanças, amor e lágrimas que sempre a acompanhou.
Estes poemas são versos sentidos e descritos durante esta etapa da sua vida.


Algumas poesias de Glória Monteiro




Vês
Vês para mim?!
Plantaste em mim
Milhões de agonias
Hoje colho poesias
Tristes e abandonados
Floreada de melancolias


Amaldiçoo

Amaldiçoo
Meu ventre fértil
Meu coração quente
Meu amor fútil
Meu corpo ardente


Amaldiçoo
Teu beijo morto
Teu olhar apagado
Teu toque ausente
Teu falar funesto

Amaldiçoo
A tua vida
A minha vida
E a nossa vida

Perdida
Perdida entre quente e frio
Entre homem e mulher
Entre doce e o amargo
Perdida
No fim e inicio

No céu e terra
Perdida
No tempo e no espaço
Perdida assim
Sem ti, perdida

quinta-feira, dezembro 27, 2012

10 dicas de limpeza fácil da casa

Limpar a casa não é tarefa fácil. Exige muito esforço e tempo e, hoje em dia, a maioria das mulheres não tem um dia inteiro para dedicar à faxina. Como muitas donas de casa precisam diminuir o tempo gasto com limpeza, selecionamos algumas sugestões que facilitam a faxina da casa:



1 – Inicie a faxina pelas áreas da casa que estão mais bagunçadas ou sujas. O ideal é sempre começar a limpeza pela parte mais difícil e deixar o mais fácil para o final. Assim, você aproveita melhor sua energia e terá mais ânimo para limpar o restante da casa quando terminar a pior parte.
2 – Mantenha sempre uma rotina de limpeza, assim fica mais fácil perceber qual é a forma mais rápida de organizar sua faxina. Você pode, por exemplo, sempre começar tirando o pó de todos cômodos e depois seguir com a limpeza líquida nestas áreas.
3 – Organize seus produtos de limpeza e guarde-os sempre no mesmo lugar. Na hora da limpeza, coloque todos os produtos que vai precisar em um balde ou outro tipo de container que você possa carregar pela casa. Desta forma, você evita ter que ficar buscando um produto diferente cada vez que for necessário.
4 – Procure utilizar apenas a quantidade necessária de produto de limpeza. Em vez de exagerar no uso de um ou outro produto, tente usar o produto certo para cada tipo de sujeira e de superfície, diminuindo o risco de estragar pisos e outras superfícies por causa do exagero de produto químico.
5 – O aspirador de pó pode ser um grande aliado na faxina. Aspirar sujeiras antes de passar pano no chão facilita muito o trabalho e diminui boa parte do tempo de faxina. Quem tem problemas respiratórios deve evitar ficar varrendo para não subir o pó do chão e, nesse caso, o uso do aspirador é essencial.
6 – Organize-se de forma que a cada limpeza você se concentre mais em um ou dois cômodos a da casa. Por exemplo, em uma faxina você cuida mais da cozinha, limpa a geladeira, organiza os armários e na próxima faxina você se concentra na limpeza dos banheiros. Deste modo, você se cansa menos e mantém os cômodos sempre bem limpos.
7 – Sempre use panos e utensílios diferentes para determinadas partes da casa. Por exemplo, nunca use os panos de limpar banheiro para fazer a limpeza da cozinha e vice-versa. Assim, você evita contaminação. Uma boa dica para não se confundir na hora da limpeza é determinar cores diferentes de pano para cada parte da casa.
8 – Cuidado na hora de limpar cantos muito altos ou muito baixos. Evite ficar se torcendo para alcançar a parte mais alta de armários, em vez disso, use uma cadeira ou uma pequena escada bem firme. Quanto aos cantos mais baixos, o ideal é abaixar totalmente o seu corpo para melhor alcançar estes espaços.
9 – Outra dica para facilitar a limpeza da casa é nunca perder tempo esperando uma área secar ou o produto químico fazer efeito. Em vez de ficar parada, planeje a limpeza de modo que você sempre estará fazendo algo enquanto aguarda um produto fazer efeito ou algo do tipo.
10 – Por fim, a dica mais importante de todas é sempre limpar imediatamente após sujar. Se caiu algo no chão ou alguém entrou com os pés sujos em casa, o melhor é limpar na mesma hora. Depois de um tempo, a sujeira seca e fica mais difícil de ser removida. Além disso, desta forma você mantém a casa sempre mais limpa e mais fácil de ser faxinada, sem deixar tudo para o dia da limpeza
in: http://www.dicasdemulher.com.br/10-dicas-de-limpeza-facil-da-casa/