sexta-feira, outubro 26, 2007

São Miguel - Actividades do Município - Educação e Formaçao


A Educação Pré-escolar

Na Ilha de Santiago, o concelho de São Domingos regista a maior taxa de frequência escolar, nas crianças de 4-5 anos com 59%, contrastando, com os concelhos de Tarrafal (25%) e São Miguel (32%) onde se registam as piores taxas de escolaridade do país (47%).

No meio urbano tanto como no meio rural a frequência escolar é maior nas meninas do que nos meninos (52%) e (42%) respectivamente. O acesso a este tipo de ensino é um fenómeno recente.

O EBI – Ensino Básico Integrado
Pode-se dizer que três quartos da população dos Concelhos possuem um nível de instrução correspondente ao Ensino Básico. Os níveis de frequência escolar no grupo etário 6-14 anos, na ilha de Santiago são de 88%, nível esse igual à média nacional, com uma variação entre 83% (São Miguel) e 89% (São Domingos). Regista-se um equilibro em relação ao sexo.

No quadro da planificação municipal para o próximo ano está previsto actuar a nível de:

- Capacitação de Professores do EBI / capacitação
- Construção do complexo escolar de ensino básico / Pizarra
- Criação de Bancos de dados sobre os jovens formados do concelho
- Aquisição de um autocarro para os alunos do ensino secundário

Educação - População EBI (clique e veja a carta)
O Ensino Secundário
A nível de ensino secundário, nota-se que existem diferenças substanciais entre os níveis alcançados nas outras ilhas, ou seja, numa taxa de 13% a 23%, enquanto que a ilha de Santiago só alcança 16%. A frequência escolar no meio urbano é superior a do meio rural. Por sexo, nota-se que em média existem mais homens que mulheres com o nível de instrução de ensino secundário. Para a faixa etária dos mais de 25 anos a taxa de frequência escolar é inferior a 3% .

Uma análise mais aprofundada aponta para o facto de os maiores níveis de instrução situarem-se nas camadas mais jovens, o que reflecte as transformações encetadas ao nível do
ensino secundário. Tal situação aponta para a tendência do aumento do stock de recursos humanos com maior nível de instrução. este facto pode contribuir para deslocar a concentração do nível de instrução do ensino básico para o ensino secundário.

O Ensino Médio e Superior
Os dados do Censo 2000 mostram que ainda em Cabo Verde existe um número pouco expressivo de pessoas que estudaram o ensino médio, 0,9%, enquanto que 2,6% que estudaram o ensino superior são da ilha de Santiago sendo a maioria do sexo masculino.

A Alfabetização
A participação em acções de formação nas diversas actividades de educação de adultos tendo em vista a erradicação do analfabetismo contribui para a elevação do nível de instrução dos cabo-verdianos. Denota-se uma maior participação de mulheres nos diferentes cursos de alfabetização, duas mulheres para cada homem. A Taxa de analfabetismo em Cabo Verde é de 25% e de 26% para a ilha de Santiago. Mas em São Miguel, Santa Catarina, Tarrafal e Santa Cruz as taxas ultrapassam 30%, isto é, são das mais elevadas do país. Nota-se que o analfabetismo tem diminuído de forma positiva. Aponta-se para uma redução de 12% (quando em 1990 era de 37%).

DESEMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
A nível de desemprego, Grau e tipologia da oferta de emprego, Ritmo da criação de novos empregos, Políticas de apoio e integração dos desempregados e à formação profissional

Nível de desemprego

População empregada
Em quase todos os Concelhos do país (média de 54.2%), o número de homens empregados é superior ao das mulheres. Em três Concelhos, nomeadamente, São Miguel (59.6%), Tarrafal (57.0%) e Santa Catarina (56.6%), observa-se precisamente o contrário, ou seja, o número de mulheres empregadas é superior ao dos homens.

População desempregada
A nível nacional, a maior percentagem de desempregados situa-se a nível dos jovens com idade compreendida entre os 15 e os 24 anos. O Concelho de São Miguel apresenta um dos valores mais baixos (40.8%)

Em todos os Concelhos do país, o número de mulheres desempregadas ultrapassa o número de homens desempregados e a proporção dos desempregados que vivem principalmente do apoio de familiares residentes em Cabo Verde é superior a 60%. A nível nacional essa proporção é de 73.8%.

Grau e tipologia da oferta de emprego

Ramo e Sector de Actividade Económica
A nível de repartição da actividade económica no sector primário, constata-se que para Santa Catarina (48.1%) e São Miguel (42.1%) aparecem a ocupar um peso significativo para a Agricultura em relação a média nacional de 20.3%.
Pode-se observar a nível do sector económico o consumo de água para o uso doméstico e a agricultura, Carta – Consumo de Água por Sectores Económicos, fonte – SAAS dos Municípios.

O Sector Privado é o maior empregador, destes empregados 3 sobre 4 trabalham no meio urbano. Para o Sector da Administração Pública a distribuição do emprego entre o meio urbano e o meio rural é o mais equilibrado.

Nos concelhos em que uma percentagem significativa da população empregada vive a cargo da família São Miguel destaca-se com 26.7% e Tarrafal com 25.7%
respectivamente. Esses dados apontam para uma situação de precariedade do emprego.

Ritmo da criação de novos empregos
O sector privado, cuja política económica (privatizações) privilegiava-o durante a década 90, é susceptível de se tornar a médio prazo um motor efectivo da economia. Os dados do Censo mostram uma tendência para a terceirização da economia, como resultado de uma agricultura pouco produtiva e rentável e a indústria com dimensão crítica, os serviços foram aproveitados como gerador de emprego.9

Formação profissional
O facto da camada mais jovem possuir níveis de instrução bastante mais elevadas do que a mais idosa é de esperar que possam gerar no futuro maior produtividade, resultado da melhor qualificação profissional. Esta tendência deveria continuar com a nova componente nacional e regional do ensino técnico.

In: http://www.gtm-santiago.cv/saoMiguel/actividades.html

quarta-feira, outubro 17, 2007

Quanto Você Vale VALORIZA-TE


Quanto você vale ?

Um famoso conferencista começou um seminário segurando uma nota de 20 dólares.

Numa sala com 200 pessoas, ele perguntou:

Quem quer esta nota de 20 dólares?

Mãos começavam a erguer-se quando ele disse:

Eu darei esta nota a um de vocês, mas, primeiro, deixem- me fazer isto.

Então ele amassou a nota. E perguntou, outra vez:

- Quem ainda quer esta nota?

As mãos continuaram erguidas.

- Bom! - disse ele - e se eu fizer isto?

E deixou a nota cair, pisou nela e começou a esfregá-la contra o chão.

Depois pegou a nota, agora imunda e amassada, e perguntou:

E agora? Quem ainda quer esta nota?

Todas as mãos permaneceram erguidas.

- Meus amigos, todos devemos aprender esta lição: não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês ainda irão querer esta cédula, porque ela não perde o valor.

Ela sempre valerá 20 dólares.

E continuou:

Pois é! Essa situação também se dá conosco... Muitas vezes, em nossas vidas, somos amassados, pisoteados e ficamos sujos por decisões que tomamos ou pelas circunstâncias que vêm em nossos caminhos. E, assim, ficamos nos sentindo desvalorizados, sem importância.

- Porém, creiam, não importa o que aconteceu ou o que acontecerá, jamais perderemos o nosso valor perante Deus.

Quer estejamos sujos, quer estejamos limpos, quer amassados ou inteiros, nada disso altera a nossa importância, a nossa valia.

- O preço de nossas vidas não é pelo que fazemos ou sabemos, mas pelo que somos.

E somos muito especiais.

(Autor desconhecido)
Ela nunca imaginara que um dia ia fazer sexo sem beijo, para ela o que existia era amor, flores, perfumes, musicas,por do sol, beijos, chocolates, risos, até quando o conheceu, sem duvida que nao era obrigada, mas nunca percebeu porque acabava sempre com ele na cama, humilhada, sem dignidade. Mare jane tenta ajudar-a:
-"its not your fault, he manipulate you"
Mas ela chorava, chorava e perguntava:
- "porquê, porquê permito isso?, eu digo sempre que não ele insiste e eu deixo, mesmo saíndo ferida"

Nunca percebeu...

Ela reza, grita, promete mas nada muda.

Passando 3 meses:
"Ela, então vamos?!, só um bocadinho, vá lá, só um bocadinnho, vai deixaaa."

"Nãoooooo, por Favor Zeca, não, eu nao gosto disso, nao quero isso pra mim, sinto mal depois, por favor nao quero, eu naogosto de fazer sexo com quem nao gosto." responde ela.

-"vá lá ela vá lá, eu também nao gosto de ti, só um bocadinho, vai ser rápido"

Elá acena com a cabeça e dá as costas e vai se embora.

passando uma semana, os encontros com ele torna-se constante,mas do que habitual, em todo sitio em qualquer hora e as vezes aparece que unica alternativa é aceitar o pedido.
-" Está bem zeca, promete que depois disso, nunca mais me procuras, promete que vais me deixar em paz.

Ele beija ela pelo pescoso, insaciavelmente, agarra-a com força, magoando-a, nao a despe a nao ser a cueca, abre-as as pernas de uma forma bruta e penetra-a com força e logo asseguir da penetração ejacula, levanta logo lava-se os dois vestem e vão -se embora no silencio e se ela começa a falar ele acelera o carro e foge de qualquer contacto depois de sexo.


Ela sai, ferida fisicamente e psicologicamente, o que ela nunca compreende é PORQUÊ PERMITIU???.

Depois de uns dias de choros, nao puder enfrentar o espelho, ódio por ela é maior que qualquer outros sentimentos.

Passando meses, tudo volta acontecer, olhos inchados de tanto chorar, vagina dolorida, pescoso esfolado, psicologos e assim sucessivamente.

Ele não se importa se a Ela, está ou não a gostar, não se importa se foi pra cama com outros homens, não se importa se é ou não comprimitido, não se importa se ela está com dor de barrigas, nao se importa se ela está cem anos sem fazer depilação, não se importa se ela está ou nao menstruada, só QUER AQUELE BOCADINHO.


Ela, sabe que ela não é a unica menina da pila dele, que pelo menos três meninas que puseram-o um processo de asedio sexual, mas como é bem sucedido, acabam sempre por ser prejudicadas e afinal das contas elas dizem sempre:
"Sim, sim vamos transar"

Psicopata

Encantadoras à primeira vista, essas pessoas geralmente causam boa impressão e são tidas como “normais” pelos que as conhecem superficialmente.  

Alguns pesquisadores acreditam que muitos sejam bem-sucedidos profissionalmente e ocupem posições de destaque na política, nos negócios ou nas artes. 

se aproveita sexualmente de muitas mulheres;  

terça-feira, outubro 16, 2007

Lágrimas de uma Preta: 13 conselhos para a vida

Quando eu era pequena, qualquer coisa é um fim do mundo, chorava horava chorava assim encontrei com António Gedeão e analisou as minhas lagrimas.

Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.


Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.

Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.

Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:

Nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.

Conheces-me?! ahn eu conheço, a Kiara é simpatica extrovertida, impulsiva completamente espontanea, a sinceridade dela dói.. Ela é louca/doida/maluca, quantas vezes já ouvi isso e doeu-me lá no meu intimo, neguei milhoes de vezes, chorei outros milhoes, quis mudar bilhoes de vezes, reservei-me, fiquei infeliz durantes esses periodos, vitimizei, perguntei aos que rodeiam-me:
-"Porque achas que sou maluca?!"
A maioria das pessoas responderam-me: " tu és maluca, queres salvar a humanidade, estás sempre a viver problema dos outros, és uma sonhadora incuravél, acreditas no amor, na felicidade, no riso verdadeiro, com esta idade, ARRANJAS INIMIGOS PARA DEFENDER AS PESSOAS, que nao querem ser defendidas".
Outras respondem:" És completamente louca, expões a tua vida com facilidade, perguntas muito que irrita"

Pela minha personalidade, defini -me ser uma pessoa fraca e assumo publicamente a minha fraqueza, sou uma pessoa, que todos tem coragem de dizer tudo, sou aquela que procurou a vida  toda para ser defendida de mim mesmo. Sou amarga, sem deixar de ser triste, grito de dor quando o meu escudo interior cai aos pedaços, sou aquela que acreditou no amor e provou ódio. Sou aquela que chora com os olhos secos que nem a terra gretada, sou aquela que vive com pavor do futuro deixando o presente cair entre os dedos, aquela que o coração adoenceu com as chuvas originada na boca das pessoas que eu mesmo provoquei, sou aquela que nao merece viver, pois será a vergonha do filho.

Sou aquela que preciso do desconhecido, para simplesmente amar-me e fazer-me acreditar naquilo que sempre acreditei, preciso ser raptada para o além.

13 conselhos para a vida

  • Eu não te amo pelo que tu és, mas pelo que eu sou quando eu estou contigo…
  •  Ninguém merece as tuas lágrimas, e se alguém as merecer não te fará certamente chorar.   
  •  Se alguém não te amar como tu desejas, isso não quer dizer que essa pessoa não te ame com todo o seu coração.
  • O verdadeiro amigo é aquele que segura a tua mão e toca o teu coração.
  • A pior maneira de sentires a falta de alguém, é sentares-te a seu lado e saberes que ele/a nunca estará do teu lado.
  •  Nunca deixes de sorrir, mesmo que estejas triste, porque tu não sabes quem poderá apaixonar-se pelo teu sorriso.
  • Talvez, para a generalidade das pessoas,tu não sejas senão mais um, mas para certas pessoas tu és todo o mundo.
  •  Não percas tempo com quem não está disponível para passar algum tempo contigo .
  •  Talvez Deus queira que tu conheças muitas pessoas más antes de conheceres a pessoa boa, a fim de que tu possas ficar grato quando, enfim, a tiveres encontrado.
  •  Não chores porque alguma coisa terminou, mas sorri porque ela aconteceu.
  • Haverá sempre alguém que te critica. Mas continua a manter-te confiante, prestando atenção àqueles em quem tu duplamente confias.
  • Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és..