quinta-feira, abril 23, 2009

O relacionamento entre Portugal e Cabo Verde


O relacionamento entre Portugal e Cabo Verde ultrapassa os níveis tradicionais entre Estados" - JMN

A 10 de Março de 2009, Cabo Verde tinha criado todas as condições para que a primeira visita oficial do Primeiro Ministro de Portugal, José Sócrates, seja um verdadeiro sucesso. E foi assim que aconteceu. A 12 do mesmo mês, Sócrates foi recebido no Aeroporto Internacional da Praia, com pompa e circunstância, pelo seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves. Iniciava-se, desta forma, um novo ciclo de cooperação entre Cabo Verde e Portugal. Para o chefe do executivo cabo-verdiano, "O relacionamento entre Portugal e Cabo Verde ultrapassa os níveis tradicionais entre Estados".
Uma visita com 270 milhões de investimento


Quando a 12 de Março chegou à cidade da Praia, o Primeiro-Ministro de Portugal dizia trazer na bagagem "uma agenda muito ambiciosa". Sócrates regressou a Lisboa com vários acordos e memorandos de entendimento assinados que representam um total de 270 milhões de euros em investimento. "Viemos para aqui com a intenção de dar um novo fôlego e uma nova ambição à agenda de cooperação", sublinhou. "Esta é também uma forma de homenagear o grande sucesso que Cabo Verde teve nas últimas décadas", disse Sócrates sublinhando que Cabo Verde "foi o único país de baixo rendimento que passou a país de rendimento médio".

Clique para ler:

- Novo cabo submarino;

- Cimeira bienal;
...Os governos de Lisboa e da Praia acertaram a realização de cimeiras bienais;...

-Projecto "Mundu Novu"
O primeiro dia da visita de José Sócrates a Cabo Verde ficou marcado pela entrega dos primeiros portáteis "Magalhães;

-Cooperação em Energias renováveis
A visita de Sócrates resumiu-se também pela assinatura de um protocolo de parceria em matéria de investigação e produção de energias renováveis

-Acervo bibliográfico;

-Tribunais de Cabo Verde melhor equipados

A 12 de Março, os tribunais de Cabo Verde viram-se melhores apetrechados com os equipamentos oferecidos por Portugal.

- Cooperação empresarial reforçada
A visita de Sócrates a Cabo Verde e a sua comitiva ministerial permitiu, também, a assinatura de outros protocolos.

- Visita com maior "peso" e maturidade das relações
Em conferência de imprensa conjunta, após a assinatura de vários acordos bilaterais, o Primeiro Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves,

- último dia... relações ganha maior expressão


E a visita de Sócrates foi considerado um "sucesso", tendo ganho maior expressão política e uma relação económica já de "elevado nível". É que os dois governos mostraram-se convictos de que as relações entre os dois países vivem a sua melhor fase de sempre desde a independência. Isto é, segundo os dois governos, a visita excedeu as expectativas. Por exemplo, Sócrates sublinha: "Faço um balanço muito positivo desta visita". O Primeiro Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, reafirma: "O relacionamento entre Portugal e Cabo Verde ultrapassa os níveis tradicionais entre Estados".