terça-feira, junho 16, 2009

CIDADE VELHA - BERÇO DA CABO-VERDIANIDADE




Cidade Velha é o berço da cabo-verdianidade. É também a toponímia do que foi a antiga cidade de Ribeira Grande, que foi capital do arquipélago de Cabo Verde durante alguns séculos. Foi a primeira cidade que os portugueses tiveram em África, na sua aventura dos Descobrimentos. Daí ser uma referência obrigatória no contexto histórico das ilhas de Cabo Verde. Dela restam apenas as ruínas debruçadas tristemente sobre o eterno mar azul do arquipélago e dormem sob o peso dos anos do momento e do esquecimento dos homens.

Aqui, na Cidade Velha, nasceu o Homem crioulo. Foi o ponto de encontro dos primeiros europeus e negros da costa de África trazidos para o povoamento dessas ilhas.

Do cruzamento destas duas raças distintas originou uma população mestiça. A miscigenação traduz-se não só no aspecto físico, mas também no aspecto cultural. A evolução do dialecto crioulo, com diferenças de uma ilha para outra onde as variantes fonéticas provêm de muitas línguas africanas, fica a dever-se também a essa mistura.
A antiga cidade de Ribeira Grande teve ainda um papel preponderante no apoio à expansão portuguesa e no desenvolvimento do comércio e de navegação de longo curso. Cidade Velha foi ainda a primeira capital eclesiástica e civil em Cabo Verde. Em 1462, foi erigida em Ribeira Grande a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, o que leva a concluir que por essa época já havia sacerdotes em Cabo Verde.


Situada a cerca de doze quilómetros a oeste da actual capital, a antiga capital de Cabo Verde foi implantada num vale profundo rodeado por altas montanhas escarpadas; o vale é atravessado por duas ribeiras que acabam por unir-se, formando um só curso de água; foram essas ribeiras que criaram a paisagem luxuriante do vale e que lhe deram o nome, Ribeira Grande.

A cidade foi porto de parada de dois grandes navegadores: Vasco da Gama, em 1497, a caminho da Índia, e Cristóvão Colombo, em 1498, em sua terceira viagem para as Américas. Em Cidade Velha está a mais antiga igreja colonial do mundo, construída em 1495, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, no estilo manuelino (gótico português).

Saiba que:
CANDIDATURA DA CIDADE VELHA A A PATRIMÓNIO MUNDIAL À BEIRA DE SER CONFIRMADA

7 Maravilhas de Portugal no Mundo - Cidade Velha de Santiago, Cabo Verde