segunda-feira, novembro 21, 2011

Os Setes Sapatos Sujos


"Se o Obama fosse Africano - Mia Couto"

Os Setes Sapatos Sujos:
… No decorrer do combate a pobreza em África, em que todos participam, Mia Couto realça a existência de várias formas de pobreza, em que se destaca a PENURIA DA NOSSA REFLEXÃO SOBRE NÓS MESMO.
1º Sapato: A Ideia que os Culpados são sempre os outros e nós somos sempre a vitima
A Culpa já foi da guerra do colonialismo.
“Caros Irmãos. Estou completamente cansado de pessoas que só pensam numa coisa: Queixar-se e lamentar-se num ritual em que nós fabriecamos mentalmente como vitimas. Choramos e lamentamos, lamentamos e choramos. Queixamos até a náusea sobre os outros nos fizeram e continuam a fazer. E pensamos que o mundo nos deve qualquer coisa. Lamento dizer-vos que isso não passa de uma ilusão. Ninguém nos deve nada. Ninguém está disposto de abdicar daquilo que tem, com a justificação que nós também queremos o mesmo. Se quisermos algo, temos que saber o conquistar. Não podemos continuar a mentigar”…


2º Sapato: A ideia que o sucesso, não nasce do trabalho
3º Sapato: O preconceito de quem critica é um inimigo
4º Sapato: a ideia que mudar as palavras muda a realidade.
5º Sapato: A verdade de ser pobre e culto das aparências: … “quem deve sentir a Pobreza não é o pobre, mas é quem cria a pobreza”. Mia Couto, realça também que hoje em dia se vive preocupando em exibir falsos sinais de riqueza, devido a ideia de que o estatuto de cidadão nasce dos sinais que o diferenciam dos mais pobres.
6º Sapato: