segunda-feira, janeiro 12, 2015

O que está por trás dos sonhos recorrentes?


Há dias em que acorda encharcado em suor porque sonhou que estava a cair de um penhasco? Desperta sufocado, pois passou a noite toda a ser perseguido sem conseguir gritar por socorro? Estes e outros sonhos recorrentes preenchem o nosso sono, mas será que sabe o que está por trás deles?
Se é uma daquelas pessoas que, quando deita a cabeça na almofada, tem frequentemente o mesmo sonho – ou muito semelhante –, fique atento. Este tipo de sonhos, conhecidos como sonhos recorrentes, ocorrem por uma razão e, geralmente, importante.
O sonho é uma experiência que pode possuir diferentes significados tendo em conta as várias teorias existentes, mas, para a ciência, é a manifestação dos processos do nosso inconsciente e a expressão involuntária de conflitos ou ansiedades manifestadas. Não tem noção de temporalidade e funciona como uma espécie de auxiliar para pensarmos o que se passa connosco.
Mas sonhar repetidamente o mesmo sonho não é tão invulgar como possa julgar. Segundo um estudo realizado por António Zadra, do departamento de psicologia da Universidade de Montreal, no Canadá, 60 a 75 por cento dos adultos experiencia sonhos recorrentes, sendo estes mais frequentes nas mulheres do que nos homens. Os temas mais comuns incluem ser atacado ou perseguido por alguém, cair, estar preso nalgum local ou situação e não conseguir libertar-se, atrasar-se, perder ou chumbar num exame.
Por norma, os sonhos recorrentes ocorrem porque existe algum problema ou situação causadores de stress e ansiedade ou porque no passado vivenciámos algum episódio traumático. E essa foi uma das ideias corroboradas pelo estudo de António Zadra, que revelou que os sonhos repetitivos são, geralmente, de conteúdo negativo e estão associados a um reduzido bem-estar psicológico.
No entanto, até os sonhos recorrentes negativos, ou seja, os pesadelos, não são necessariamente mal adaptativos. Investigações recentes sugerem que para os estudantes, sonhar que se vai chumbar um exame pode estar relacionado com um melhor desempenho no teste.
Isabelle Arnulf, co-autora do estudo Will students pass a competitive exam that they failed in their dreams? da Universidade Pierre et Marie Curie, em Paris, e a sua equipa de investigação questionaram estudantes de medicina acerca dos sonhos que habitualmente tinham nas noites que antecediam um exame importante e, com base nesses relatos, descobriram que os sonhos relacionados com o exame na noite ou noites anteriores previam melhores resultados, mesmo quando eram de conteúdo negativo e terminavam mal. Isto demonstra que sonhar com testes ou exames, mesmo de forma negativa, reflete o desejo e a motivação de ser bem-sucedido. Mas os cientistas vão mais longe e dizem ainda que o sonho pode ajudar a consolidar a memória e facilitar a aprendizagem da matéria.
Hoje sabe-se que perceber porque é que se tem um determinado sonho, porque ocorre e quando, é essencial para começar a lidar com a situação que o está a causar. Quando o sonho deixa de ocorrer, o seu desaparecimento é, na maior parte das vezes, indicador de que o problema foi resolvido com sucesso. Por isso, se costuma sonhar sempre com o mesmo, fique atento, os seus sonhos podem ter muito para lhe dizer.
in: http://www.msn.com/pt-pt/saude/caringeveryday/o-que-est%c3%a1-por-tr%c3%a1s-dos-sonhos-recorrentes/ar-AA7XU6S?ocid=HPCDHP