sexta-feira, novembro 27, 2009

Dengue em Cabo Verde


"Cabo Verde está a ser pela primeira vez alvo de uma epidemia de dengue. ".
SACUDIN DJAM BEM= Nome que o meu povo deu ao "virus de Dengue"
Por favor Clique aqui para saber tudo de SACUNDIN DJAM BEM = dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Tipos de Dengue
Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Formas de apresentação
A dengue pode se apresentar – clinicamente - de quatro formas diferentes formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.


%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

/Povo Cabo-verdiano, gratos pela ajuda/


“Cabo Verde, agradece a todos os apoios internacionais na luta contra Dengue. O povo Cabo-verdiano sente que não está só nesta luta.
Em nome do meu povo… Agradeço: Muito Obrigada!”

&&&& &&&&&&&& &&&&&& &&&&

PAI

Cuide dos meus jovens lutadores,
Das minhas crianças animadas sem esperanças.

Por favor, cuide do meu povo,
Aquele que desde sempre lutou,
Pela liberdade, pela fome, pelo amor

Um povo desde sempre sofredor.
Um povo com calor no peito
E sorriso no rosto enrugado de
Tanto cansaço

Pai, olhe
A tristeza infinita da minha mãe,
Anos a rezar para chuva,
Todos os dias a sonharem com o cheiro
Da terra molhada.

Terrenos vestidos do alimento do
Nosso filho, campos coloridos alegrando
Coração.

&&&&&&&&&&&&**********************//////
Imploro ao senhor com um certo de desespero
Por favor dê o meu povo chuva sem
Doença. (SACUDIN DJAN BEM –DENGUE).


***(SACUDIN DJAM BEM-Sacode -me Porque já Cheguei)
(Por favor que algum creolo deixe a tradução desta palavra)