quarta-feira, dezembro 27, 2006

CRIANÇAS VITIMADAS por maus tratos em Portugal


Pelo menos oito crianças vitimadas por maus tratos em Portugal

A morte em Monção de uma menina de dois anos alegadamente vítima de maus-tratos, hoje divulgada, eleva para oito o número de crianças que morreram vítimas de violência infligida por familiares ou vizinhos desde 2003

Segundo fonte do Destacamento de Viana do Castelo da GNR, a criança, que já estava a ser acompanhada pela Comissão de Protecção de Menores, foi levada esta manhã pela família ao Centro de Saúde de Monção, onde deu entrada já sem vida.

A fonte da GNR acrescentou que a criança apresentava «indícios» de maus -tratos, nomeadamente hematomas na cabeça. Os pais da menina refutaram já a tese de maus-tratos e alegaram que a criança terá caído nas escadas, disse à agência Lusa fonte da Segurança Social.

Em declarações à Lusa, o director da Segurança Social de Viana do Castelo, António Correia, afirmou que a criança já tinha aparecido há cerca de 15 dias na creche com hematomas, tendo a educadora responsável, na altura, participado o caso à Comissão de Protecção de Menores de Monção.

António Correia acrescentou que a comissão decidiu marcar uma consulta no Centro de Saúde de Monção, para avaliação do estado clínico da menina, que deveria ter lugar esta quinta-feira.
Entretanto, admitiu o director, neste lapso de tempo a Comissão de Protecção de Menores «não teve qualquer outro contacto» com a família da menina.

O caso foi já participado ao Ministério Público, tendo a procuradora junto do Tribunal de Monção determinado a remoção do cadáver para o Instituto de Medicina Legal de Viana do Castelo, para autópsia.
A criança era um dos quatro filhos de um casal de Viseu que está a viver na Quinta da Oliveira, em Mazedo, Monção. Este caso segue-se a um caso idêntico ocorrido a 13 de Setembro no Hospital de Faro, onde faleceu uma menina de dois anos vítima de abuso sexual.

Em cada dois dias, uma criança portuguesa é vítima de maus-tratos, violência que muitas vezes provoca a morte, segundo um estudo da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), que em Julho apontava para cinco vítimas mortais nos últimos três anos.

O estudo é de Dezembro de 2005, mas já este ano a associação revelou que perto de cem crianças foram vítimas de maus-tratos no primeiro trimestre de 2006. Mais de 1.400 casos de maus-tratos em crianças foram diagnosticados pelo Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC) nos últimos 20 anos, 26 por cento dos quais de abuso sexual, afirmou também em Julho uma especialista daquela unidade de saúde.

Mais in


IN http://http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=17521