segunda-feira, março 02, 2009

Estudo revela que Cabo Verde é um dos países mais estáveis da África


Estudo revela que Cabo Verde é um dos países mais estáveis da África

28-02-09

A agência Panapress noticia na sua edição de hoje, 27, que Cabo Verde é, segundo um estudo recente realizado, um dos países mais estáveis do continente africano. O arquipélago ocupa a 123ª posição em termos da estabilidade, ficando assim à frente de países como a Argentina, a Rússia, a África do Sul, o Brasil, o México e a Roménia.



A fonte deste diário digital precisa que a pesquisa recentemente publicada foi levada a cabo pela instituição norte-americana "Brookings Institution" e considera que Cabo Verde é um dos países mais estáveis de África, ficando atrás, somente, das ilhas Maurícias e das Seicheles.

O estudo intitulado "Index of State Weakness in the Developing World (ISWDW, Índice das Fraquezas dos Estados nos países em desenvolvimento), define dos piores aos melhores nesta matéria, colocando a Somália como o primeiro entre os Estados mais frágeis, enquanto a República da Eslováquia seria a melhor classificada na 141ª posição.

Entre os países observados e que não incluem os Estados Unidos e os países do G-8 (grupo da oito nações mais industrializadas), Cabo Verde está na 123ª posição, à frente de países como a Argentina, a Rússia, a África do Sul, o Brasil, o México e a Roménia.

De acordo com o citado estudo, o índice tem como bases de classificação a estabilidade ou instabilidade a nível da Economia, da Política, da Segurança, e do bem-estar social, tendo Cabo Verde obtido uma classificação geral (0 a 10) de 7.96. Os dois melhores classificados, a Eslováquia e a Hungria, obtiveram o «score» de 9.41.

A fonte que vimos referindo avança que a ideia do ISWDW surgiu após os trágicos acontecimentos de 11 de Setembro, em que os Estados Unidos passaram a entender que os países mais vulneráveis e instáveis podem constituir, do mesmo modo, uma ameaça à paz e segurança nacional e mundial, relativamente aos Estados mais fortes.

ADP
Fontes in:http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article39367