quinta-feira, março 05, 2009

História da Tuna em Portugal



""""""""" HISTÓRIA DA TUNA EM PORTUGAL"""""""""""""""""""""

A história das tunas académicas é algo que, ao contrário do que muitos poderão pensar, remonta à Idade Média, senão mesmo antes. Muito pouco se sabe ao certo sobre a evolução e a origem das tunas Académicas, apenas algumas lendas e alguns escassos trabalhos de recolha histórica nos permitem definir, aproximadamente o percurso das Tunas e dos Tunos desde a sua origem.

No ano de 1212 em Espanha, surge, por ordem de El-Rei D. Afonso VIII, o primeiro Sudium Generale em Palencia, que seria o antecessor das actuais Universidades. Pouco tempo depois, D. Diniz manda construir os Estudos Gereis de Lisboa (1285) que, devido a diversos problemas entre a população e os estudantes foram transferidos pouco depois para Coimbra – surgindo a primeira Universidade portuguesa (com esta designação). Leia mais


Assim, hoje em dia as Tunas Académicas são um fenómeno cultural, secular que se encontra generalizado em Portugal, Espanha e América Latina, existindo apenas algumas tunas fora destas regiões.


""""""""
De forma clara e por tudo o atrás escrito, resulta claro que, no Ressurgimento do fenómeno Tunante nacional, quem assumiu papel de destaque pelo sucessão de acontecimentos - e não se pode esquecer o peso das respectivas Academias, em pleno fervôr do restaurar de Tradições Académicas e da Praxe - foram as Academias de Coimbra e Porto, pelas mãos da Estudantina Universitária de Coimbra e Tuna Universitária do Porto. Em Lisboa, a Tuna da Universidade Internacional marca o pioneirismo da Tuna enquanto fenómeno agregador Tradicional, antes de qualquer outra. Marca comum a todas elas e de enorme relevo, são Tunas que surgem fundadas no Academismo e na Praxe, então, e não grupos surgidos por outras motivações.