terça-feira, dezembro 15, 2009

Carta ao Pai Natal



NATAL
Universal, abrangente, calorosa ­ assim é a festa de Natal, que envolve a todos. Uma das mais coloridas celebrações da humanidade, é a maior festa da cristandade, da civilização surgida do cristianismo no Ocidente. Época em que toda a fantasia é permitida. Não há quem consiga ignorar a data por mais que conteste a importação norte-americana nos simbolismos: neve, Papai Noel vestido com roupa de lã e botas, castanhas, trenós, renas.

PAI NATAL

Quero eu ser mãe natal,
Para puder fazer o céu a minha tela
Atravessar a lua
Fazer chover as faíscas de ouro

Entrar na chaminé
Distribuir os sorrisos
Despertar curiosidade
Provar a minha existência

Pai natal,
Quero desaparecer
Com o aparecer do sol,
Caminhar para cima do mar
Espalhar alegrias nas crianças

Pai natal,
Quero pintar ingénuas de todas as cores
Quero matar a guerra
Quero deixar a flor brotar, num olhar de uma miúda

Pai natal,
Quero germinar criança
Quero criar felicidade
Quero ajudar a abelha a fazer o mel
Quero lavrar as almas
Quero dar banho aos espíritos
PAI NATAL, QUERO SER MAE NATAL


Mais Sobre NATAL: Simbologia, Árvore, Presentes, Velas, Estrela, Cartões, Comidas típicas, Presépio
Natal Prendas de Natal Músicas SMS Mensagens e Poemas Desenhos para Colorir Receitas Letras de Canções Carta ao Pai Natal in http://natal.com.pt/carta-pai-natal

sexta-feira, novembro 27, 2009

Dengue em Cabo Verde


"Cabo Verde está a ser pela primeira vez alvo de uma epidemia de dengue. ".
SACUDIN DJAM BEM= Nome que o meu povo deu ao "virus de Dengue"
Por favor Clique aqui para saber tudo de SACUNDIN DJAM BEM = dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Tipos de Dengue
Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Formas de apresentação
A dengue pode se apresentar – clinicamente - de quatro formas diferentes formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.


%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

/Povo Cabo-verdiano, gratos pela ajuda/


“Cabo Verde, agradece a todos os apoios internacionais na luta contra Dengue. O povo Cabo-verdiano sente que não está só nesta luta.
Em nome do meu povo… Agradeço: Muito Obrigada!”

&&&& &&&&&&&& &&&&&& &&&&

PAI

Cuide dos meus jovens lutadores,
Das minhas crianças animadas sem esperanças.

Por favor, cuide do meu povo,
Aquele que desde sempre lutou,
Pela liberdade, pela fome, pelo amor

Um povo desde sempre sofredor.
Um povo com calor no peito
E sorriso no rosto enrugado de
Tanto cansaço

Pai, olhe
A tristeza infinita da minha mãe,
Anos a rezar para chuva,
Todos os dias a sonharem com o cheiro
Da terra molhada.

Terrenos vestidos do alimento do
Nosso filho, campos coloridos alegrando
Coração.

&&&&&&&&&&&&**********************//////
Imploro ao senhor com um certo de desespero
Por favor dê o meu povo chuva sem
Doença. (SACUDIN DJAN BEM –DENGUE).


***(SACUDIN DJAM BEM-Sacode -me Porque já Cheguei)
(Por favor que algum creolo deixe a tradução desta palavra)

sábado, novembro 07, 2009

Estudo de Impacto Ambiental da apanha de areia em Cabo Verde



Apanha da areia: Estudo indica recurso a outras tecnologias construção no país
25 de Outubro de 2009, 16:28
Um estudo sobre o impacto da apanha da areia para a construção em Cabo Verde, apresentado ontem, 24, na cidade da Praia, chama a atenção para a necessidade de se apostar em outras tecnologias de construção.
Este estudo veio à luz do dia durante as jornadas técnicas da I Feira Internacional da Construção e Habitação (FICH).
O estudo, apresentado pelo professor universitário, geógrafo e ambientalista, José Maria Semedo, e pela engenheira, Glória Monteiro, aponta que, por ser a areia um dos principais recursos usados na construção em Cabo Verde, a sua extracção desenfreada tem causado não só a degradação do ecossistema e da paisagem do país, como também revelado a necessidade de se apostar no uso de outra matéria-prima na construção civil.
José Maria Semedo, na sua explanação, colocou tónica ainda na questão da “produção de inertes para construção civil, como uma outra problemática que também tem causado danos ambientais e que é preciso travar”.
Este ambientalista aponta assim que “a solução para a construção civil em Cabo Verde não devia passar pelo uso da areia e inertes” ao mesmo tempo que defende o uso de brita mecânica e da areia importada.
Com uma aposta em outras tecnologias de construção, mais baratas e mais eficazes, estar-se-ia não só a evitar a degradação do meio ambiente, como também contribuir para o abaixamento do custo habitacional que na opinião de Semedo é muito cara no país.
Por outro lado, alerta que mais do que importar tecnologias alternativas de construção mais baratas e eficazes para o país, é preciso que seja também considerada a dimensão sóciocultural quando se pensa na construção de habitações no país.
“Temos de ter também em conta que a casa não é só uma construção mecânica. Os locais onde as pessoas vão habitar, também contam. Há todo um padrão de construção que deve ser respeitado, como normas culturais, condições climáticas, do vento, da temperatura etc”, adverte José Maria Semedo.
O debate à volta da questão da apanha da areia suscitado pelas apresentações de José Maria Semedo e Glória Monteiro também apontaram para outras questões importantes.
Além do uso de tecnologias alternativas mais baratas, amigas do ambiente e eficazes para a construção no país, outros intervenientes realçaram ainda a precisão de se pensar no uso de produtos para construção de laboratório alternativos ao cimento e à areia, de energias renováveis como os sistemas solares, energia eólica e fotovoltaicas para preservar o ambiente, bem como reflectir a melhor arquitectura e quais os modelos de construção de casas que se adequam ao país.
O tema suscitou muita discussão e argumentos técnicos, nomeadamente, após a comunicação da engenheira Glória Monteiro ao indicar que a criação do emprego para as famílias pobres é um do impacto positivo da apanha da areia.
Nesta matéria, António Querido, na qualidade de “debatedor” da Jornada, lançou a interrogação se a apanha da areia no país tem sido uma questão de pobreza ou de oportunidade de negócio, o que suscitou várias outras intervenções.
O destaque das intervenções foi a de Vera Lúcia Figueiredo, técnica da Direcção-geral do Ambiente (DGA) que defendeu que a apanha da areia é mais uma oportunidade de negócios, principalmente, para os compradores.
“Alguns estudos já foram feitos e verificamos que as pessoas, sobretudo as mulheres, têm na apanha da areia, um segundo emprego, porque é mais fácil e dá dinheiro mais rapidamente”, afirmou. Perante isto fez o reparo de que a solução para isso perpassa pela aplicação da lei, criação de actividades alternativas de rendimento para as famílias que vivem da apanha da areia com devido seguimento.
No que toca à aplicação da legislação, a técnica defende ainda a necessidade de se regulamentar a lei existente para que a punição seja aplicada não só às pessoas que extraem, mas também ao comprador e ao consumidor final que utiliza a areia extraída ilegalmente.
Este esforço para fazer valer a lei tem sido feito pela DGA juntamente com outros intervenientes. Figueiredo admite que esta Direcção tem tido alguma dificuldade em conseguir fazer com os agentes das polícias marítima e civil assumam a responsabilidade de punir um crime ambiental.
Entretanto, para superar esta dificuldade, a DGA pretende levar a cabo, em 2010 e em parceria com Direcção da Polícia Nacional, uma acção de formação, destinada a todos os agentes policiais e guardas costeiras. O objectivo é capacitá-los para posteriormente ajudarem a DGA na resolução do problema da apanha da areia.

In Inforpress

sexta-feira, outubro 09, 2009

Pensamentos Suicidias

Pensamentos Suicidias
De todos os pensamentos ruins, negativos que uma pessoa pode ter, este é o mais significativo. O pensamento suicida aparece com uma freqüência muito maior do que imaginamos .Pensar em suicídio não se refire apenas aos planos de morte, pensar em como seria bom se não estivesse sobre a face desta terra já é um pensamento suicida, pensar em como seria se tivesse um botão de desligar a vida também.Quando chega-se a este ponto  fica claro que esta pessoa deve procurar uma terapia, pois mesmo que a pessoa se considere “medrosa demais” – como muitos declaram - para concretizar o suicídio, apenas o fato de pensar em não estar mais vivo já é muito forte, esta pessoa precisa de ajuda, e ajuda urgente pois esta pessoa está chegando ao limite. 
Ler mais:
O pensamento suicida é sempre carregado de força 
O que provoca o desejo de morte 
Se há pensamento de suicídio mais cedo ou mais tarde esta pessoa se suicidará? 
O que fazer quando percebemos este pensamento em um amigo ou familiar?
 
O que São Anjos?!

Anjos são mensageiros que executam as ordens do criador. A palavra anjo vem do grego (ángelos), pelo latim angelu e significa mensageiro.
São criaturas puras, sem egoísmo, com alto grau de conhecimento e evoluídos espiritualmente, pois têm grande capacidade de amar. Ao contrário dos seres humanos, não sofrem qualquer influência do meio físico...Clique aqui para ler mais


Acredito em Anjos

Acredito que existe anjos
Criaturas com um certo de encanto
Que possuem puderes celestiais

Eu Acredito em anjos
Que sussurram-nos no ouvido
Que vê algo bom no meio de males

Que fazem-nos sorriso com passados,
Que deixa-nos atravessar o infinito
Que ajudam-nos a lidar com tudo

Eu acredito em Anjos,
Que lê o nosso olhar
Compreende os nossos sentimentos
Interpreta os nossos sonhos

Eu acredito em Anjos,
Que existe apenas para amar-nos
Independentemente dos meus choros

Acredito em Anjos

Acredito em Anjos ponto final.

terça-feira, setembro 22, 2009

É o que mais quero.. é ser RAÍNHA

... É o que mais quero, é Ser raínha...Mas sou apenas humano






Hoje acordei com vontade de mudar o Mundo!
Levantei-me de um pulo e vesti-me rápido num frenesim inusitado como se fosse perfeitamente inadiável esta minha urgência.
Não é fácil explicar este sentimento, tanto mais que nem eu mesmo o compreendi de imediato CLIQUE AQUI PARA LER A CONTINUAÇÃO DO TEXTO




COMO POSSO AJUDAR?!







QUERO DAR UM SORRISO AOS MEUS FILHOS. ÁFRICA, MINHA MÃE.. AJUDE-ME, ENSINE-ME POR FAVOR DIZ-ME COMO AJUDA-LOS. POR FAVOR




"Minha mãe ensinou-me que um homem deveria ser fiel, e caminhar quando é possivel, lutar até ao fim... MAS SOU APENAS UM HUMANO"




MAS SOU APENAS UM HUMANO






MAS SOU APENAS UM HUMANO

terça-feira, setembro 15, 2009

Transformar a tristeza em alegria



Ando a descobrir a delícia de saborear♥

Cozinhar é a arte de transformar:

Idéia em ação
Tristeza em alegria
Pó em creme
Erva em tempero
Frango em torta
Fruta em salgado
Pimenta em doce
Cozinhar é mais uma forma de fazer carinho!
In:http://changings.wordpress.com/2009/04/20/cozinhar-e-a-arte-de-transformar/

Cheesecake hummmmmmmmmmmmm

American Cheesecake (Sobremesa)

CONSELHOS PARA QUEM GOSTA DE CHEESECAKE
De origem americana, o cheesecake- BOLO DE QUEIJO- tornou-se umas das sobremesas mais populares do mundo. Mas o Ingridiente essencial desta proposta é o queijo, por isso mesmo pode fazer variação com as suas receitas preferidas de cheesecake, optando entre queijo cremoso, o queijo frances neufchãtel, o cottage e o ricota

Ingredientes:

açúcar: 150 gr
bolacha Maria: 200 gr
frutos silvestres: q.b.
manteiga: 50 gr
ovos: 5
pêssego: q.b.
requeijão: 0.5 kg
sumo de limão: 2 colheres de sopa

Preparação:
Pre-aqueça o forno (no mínimo). Triture as bolachas e misture-as muito bem com a manteiga derretida, até que a massa fique com uma textura farelenta. Forre o aro de uma tarteira de fundo falso com papel de alumínio e coloque por cima o fundo amovível. Espalhe a massa de bolacha maria por cima, espalhando bem, e comprima com as costas de uma colher. Desfaça o requeijão com a ajuda de um garfo, adicione o açúcar, o sumo de limão e as gemas e bata bem, até obter uma mistura homogénea. Bata as claras em castelo e envolva-as cuidadosamente no preparado anterior. Deite sobre a massa de bolacha e leve ao forno a cozer em forno mínimo durante cerca de 1 hora. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico durante 3 a 4 horas e sirva bem fresco, enfeitado com fatias finas de pêssego em calda ou com frutos silvestres.

quarta-feira, agosto 19, 2009

Guia de Sono - Posição preferida pra dormir

Dormir bem, não é só uma forma de descanso, é a garantia de uma vida saudável e mais longa.


Guia do Sono

É durante o sono que o organismo recupera o desgaste físico e mental, e ainda cumpre tarefas essenciais para o seu bom funcionamento.
Uma noite mal dormida é de efeito semelhante a uma leve embriaguez. Prejudica a coordenação motora e a capacidade de raciocínio. Autor: Cássia Nunes


Clique aqui pra ler:
- Como o sono funciona;
- Fases do sono;
- Distúrbios mais comuns de sono;
- Dez mandamentos para garantir um bom sono noturno.


A PERSONALIDADE RELACIONADA COM A POSIÇÃO PREFERIDA PARA DORMIR

A posição preferida para domir, pode revelar a personalidade de um indivíduo. E esse “indivíduo” divide a nossa cama, a coisa fica ainda mais divertida. Chris Idzikowski, diretor do instituto que connduziu o estudo analisou seis das principais posições mais comuns e descobriu que cada uma delas é ligada a um tipo de personalidade. Vamos a elas:




1 - A posição fetal é típida dos tímidos, ou melhor dizendo, “emburrados do coração de ouro” , como gosta de definir o pesquisador. É a mais comum, adotada por 41% dos 100 voluntários que participaram da pesquisa.

2 - A tábua, ou seja, aqueles que dormem de lado, com os dois braços do mesmo lado, representa uma pessao muito sociável e extrovertida.

3 - Já aqueles quem dormem de lado, mas com os braços à frente tende a ser uma pessoa que enxerga longe mas ao mesmo tempo, pode ser desconfiada e cínica.

4 - Em guarda, soldado! É a posição que imita um soldado, ou seja, dormir com os braços posicionadas al longo do corpo. Essas são pessoas quietas e reservadas.

5 - De barriga pra baixo, em queda livre. Os braços ficam em torno ao travesseiro e a cabeça é girada para um lado . A posição geralmente é adotada por quem ama estar em grupo, mas não suporta críticas.

6 - A estrela-do-mar, ou seja, dormir de costas e com os braços abertos ao redor do travesseiro, revela uma personalidade que geralmente gosta de estar no centro das atenções, está sermpre pronta a ouvir e é sempre disposta a ajudar. Quem dorme nesta posição geralmente, ronca.

terça-feira, agosto 04, 2009

Desejo de ser mãe




«Querer ser mãe... um longo caminho a percorrer!»

Ficar grávida
Escrito por Pablo Zevallos


O desejo de ser mãe, chega a quase todas as mulheres, mas a decisão depende muito da realidade e dos valores de cada uma delas.


Leia: O que é necessário para ser mãe


segunda-feira, julho 27, 2009

Contributo para a conservação da espécie Azorina vidalii (Wats.) Feer


Glória Monteiro e Eduardo Dias apresentaram, no 2º Congresso Lusófono de Ciência Regional, realizado na Cidade da Praia, em Cabo Verde, de 6 a 11 de Julho de 2009, uma comunicação intitulada "Contributo para a conservação da espécie Azorina vidalii (Wats.) Feer".


Azorina vidalii, espécie alvo deste estudo, trata-se de um género monoespecífico da família Campanulaceae, considerada em perigo crítico pelos critérios da IUCN (2001), protegida pela Convenção de Berna (revisão de 2002) – Anexo I e pela da Directiva dos Habitats DL 49/2005 de 24 de Fevereiro – Anexo II sendo considerada espécie prioritária.
O objectivo geral deste estudo é contribuir para a integração da conservação desta espécie no desenvolvimento local, utilizando como instrumento o conhecimento das suas populações. Efectuou-se durante este estudo uma avaliação da distribuição, da ecologia e da biologia das populações existentes na ilha Terceira (de acordo com estudos do GEVA, existente em oito das nove ilhas).
Numa primeira fase foi efectuada uma análise da informação histórica existente acerca da distribuição desta espécie nas ilhas seguida de uma confirmação das mesmas efectuando uma caracterização das áreas onde foram confirmadas as populações nomeadamente em termos climáticos, localização de linhas de água e análises de solos.
Para os estudos demográficos e foram realizados mais de 70 círculos, com o objectivo de nestes assinalar dados relativos à a classe de idade, ao número dos espécimes situados a partir de uma fonte de dispersão, bem como analisar ameaças existentes.
Continuadamente procedeu-se ao estudo da biologia desta espécie assinalando aspectos relevantes na germinação das suas sementes. Os dados obtidos demonstram a existência de 3 grandes populações na ilha são nas Quatro Ribeiras, Porto Martins e Monte Brasil.
A maior das populações em termos de área é a referente ao Porto Martins. No que se refere à demografia, as populações do Monte Brasil são as que apresentam maiores números de plântulas, demonstrando que em termos potenciais é a população que mais pode crescer. Em termos de ameaças a esta espécie pode-se realçar a presença de espécies invasoras tais como o Carpobrotus edulis, a presença de lixos e a pressão urbana para construção de infra-estruturas e presença de zonas balneares.
Trata-se então de uma espécie rara com populações tendencialmente alteradas mas em relativo bom estado de conservação. A sua resiliência estará dependente da criação de um plano para a espécie em estudo, integrado nas POOC (Plano de Ordenamento da Orla Costeira) e no PDM (Plano Director Municipal) é, uma vez que grande parte das suas populações encontra-se fora de áreas protegidas e das áreas da Rede Natura 2000.
Duma forma geral os POOC tomam em consideração a protecção e integridade biofísica do espaço, com a valorização dos recursos existentes e a conservação dos valores ambientais e paisagísticos. Assim por norma deveria integrar propostas e medidas de conservação para esta a espécie endémica. A conservação desta espécie deve ser uma prioridade das políticas conservações regionais, já que esta constitui um género endémico da flora vascular dos Açores.
In: http://desertosedesertificacao.blogspot.com/2009_07_01_archive.html

sexta-feira, julho 24, 2009

Curriculum Vitae

Como Fazer um Curriculum Vitae
O que é?

É um resumo dos teus dados pessoais, da formação académica e profissional, da experiência profissional e das tuas actividades dos tempos livres. No fundo não é mais de que uma oportunidade de explicares a um desconhecido quem és em 2/3 folhas de papel A4.





Regras de Ouro

1º - O CV deve ser dactilografado numa folha A4 branca, nada de floreados nem folhinhas de cores;
2º - Não ultrapassar 2/3 folhas A4;
3º - Os verbos deverão ser utilizados na 3º pessoa do singular;
4º - As siglas deverão ser seguidas pelo seu significado na 1º vez que são apresentadas;
5º - Colocação dos acontecimentos por ordem cronológica (por exemplo a experiência profissional), começando na mais recente e terminando na mais antiga;
6º - Só enviar fotografia quando solicitado.



site
">
O certo no teu CV
O errado no teu CV
que deve conter o teu CV

Para Saber mais Por favor clique:Adaptado: site

Exemplo: Curriculum Europass

terça-feira, junho 16, 2009

CIDADE VELHA - BERÇO DA CABO-VERDIANIDADE




Cidade Velha é o berço da cabo-verdianidade. É também a toponímia do que foi a antiga cidade de Ribeira Grande, que foi capital do arquipélago de Cabo Verde durante alguns séculos. Foi a primeira cidade que os portugueses tiveram em África, na sua aventura dos Descobrimentos. Daí ser uma referência obrigatória no contexto histórico das ilhas de Cabo Verde. Dela restam apenas as ruínas debruçadas tristemente sobre o eterno mar azul do arquipélago e dormem sob o peso dos anos do momento e do esquecimento dos homens.

Aqui, na Cidade Velha, nasceu o Homem crioulo. Foi o ponto de encontro dos primeiros europeus e negros da costa de África trazidos para o povoamento dessas ilhas.

Do cruzamento destas duas raças distintas originou uma população mestiça. A miscigenação traduz-se não só no aspecto físico, mas também no aspecto cultural. A evolução do dialecto crioulo, com diferenças de uma ilha para outra onde as variantes fonéticas provêm de muitas línguas africanas, fica a dever-se também a essa mistura.
A antiga cidade de Ribeira Grande teve ainda um papel preponderante no apoio à expansão portuguesa e no desenvolvimento do comércio e de navegação de longo curso. Cidade Velha foi ainda a primeira capital eclesiástica e civil em Cabo Verde. Em 1462, foi erigida em Ribeira Grande a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, o que leva a concluir que por essa época já havia sacerdotes em Cabo Verde.


Situada a cerca de doze quilómetros a oeste da actual capital, a antiga capital de Cabo Verde foi implantada num vale profundo rodeado por altas montanhas escarpadas; o vale é atravessado por duas ribeiras que acabam por unir-se, formando um só curso de água; foram essas ribeiras que criaram a paisagem luxuriante do vale e que lhe deram o nome, Ribeira Grande.

A cidade foi porto de parada de dois grandes navegadores: Vasco da Gama, em 1497, a caminho da Índia, e Cristóvão Colombo, em 1498, em sua terceira viagem para as Américas. Em Cidade Velha está a mais antiga igreja colonial do mundo, construída em 1495, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, no estilo manuelino (gótico português).

Saiba que:
CANDIDATURA DA CIDADE VELHA A A PATRIMÓNIO MUNDIAL À BEIRA DE SER CONFIRMADA

7 Maravilhas de Portugal no Mundo - Cidade Velha de Santiago, Cabo Verde

segunda-feira, maio 04, 2009

Mãe



Ontem foi dia de mãe


Segundo wikipédia:Mãe é o ser do sexo feminino que gera uma vida em seu útero como conseqüência de fertilização ou que adota uma criança ou filhote, que por alguma razão não pôde ficar com seus pais. É também o equivalente feminino do pai. A fertilização de óvulos humanos femininos ocorrida in vitro, em laboratórios ou hospitais, na modernidade, estendeu as considerações milenares sobre a maternidade.


Mãe também é, para todos os efeitos, aquela pessoa do sexo feminino que adota, cria, e cuida de uma criança gerada por outrem. Há famílias nas quais o pai faz, de facto, tanto o papel de pai como o de mãe. Já outras famílias são compostas por duas mães ou por dois pais. Em certos casos a comunidade, o Estado, ou até mesmo outras crianças procuram fazer o papel de mãe na vida de certas crianças ou adolescentes.


MÃE

Mãe é uma flor,
Regada de astros

É um cobertor
Derramando luz

É um terreno
Semeada de alegria

Mãe
É um universo

Mãe,
É a soma
Do sol, da lua, das estrelas

Mãe
É o total dos desenhos infantis

Mãe
É a pintura,
O mundo como a tela
O amor como o pincel

Mãe,
É um pião,
Que gira ao globo,
Sem expirar…
Roda, roda e só roda.
Sempre com força para rodar

Glória Monteiro

quinta-feira, abril 23, 2009

O relacionamento entre Portugal e Cabo Verde


O relacionamento entre Portugal e Cabo Verde ultrapassa os níveis tradicionais entre Estados" - JMN

A 10 de Março de 2009, Cabo Verde tinha criado todas as condições para que a primeira visita oficial do Primeiro Ministro de Portugal, José Sócrates, seja um verdadeiro sucesso. E foi assim que aconteceu. A 12 do mesmo mês, Sócrates foi recebido no Aeroporto Internacional da Praia, com pompa e circunstância, pelo seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves. Iniciava-se, desta forma, um novo ciclo de cooperação entre Cabo Verde e Portugal. Para o chefe do executivo cabo-verdiano, "O relacionamento entre Portugal e Cabo Verde ultrapassa os níveis tradicionais entre Estados".
Uma visita com 270 milhões de investimento


Quando a 12 de Março chegou à cidade da Praia, o Primeiro-Ministro de Portugal dizia trazer na bagagem "uma agenda muito ambiciosa". Sócrates regressou a Lisboa com vários acordos e memorandos de entendimento assinados que representam um total de 270 milhões de euros em investimento. "Viemos para aqui com a intenção de dar um novo fôlego e uma nova ambição à agenda de cooperação", sublinhou. "Esta é também uma forma de homenagear o grande sucesso que Cabo Verde teve nas últimas décadas", disse Sócrates sublinhando que Cabo Verde "foi o único país de baixo rendimento que passou a país de rendimento médio".

Clique para ler:

- Novo cabo submarino;

- Cimeira bienal;
...Os governos de Lisboa e da Praia acertaram a realização de cimeiras bienais;...

-Projecto "Mundu Novu"
O primeiro dia da visita de José Sócrates a Cabo Verde ficou marcado pela entrega dos primeiros portáteis "Magalhães;

-Cooperação em Energias renováveis
A visita de Sócrates resumiu-se também pela assinatura de um protocolo de parceria em matéria de investigação e produção de energias renováveis

-Acervo bibliográfico;

-Tribunais de Cabo Verde melhor equipados

A 12 de Março, os tribunais de Cabo Verde viram-se melhores apetrechados com os equipamentos oferecidos por Portugal.

- Cooperação empresarial reforçada
A visita de Sócrates a Cabo Verde e a sua comitiva ministerial permitiu, também, a assinatura de outros protocolos.

- Visita com maior "peso" e maturidade das relações
Em conferência de imprensa conjunta, após a assinatura de vários acordos bilaterais, o Primeiro Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves,

- último dia... relações ganha maior expressão


E a visita de Sócrates foi considerado um "sucesso", tendo ganho maior expressão política e uma relação económica já de "elevado nível". É que os dois governos mostraram-se convictos de que as relações entre os dois países vivem a sua melhor fase de sempre desde a independência. Isto é, segundo os dois governos, a visita excedeu as expectativas. Por exemplo, Sócrates sublinha: "Faço um balanço muito positivo desta visita". O Primeiro Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, reafirma: "O relacionamento entre Portugal e Cabo Verde ultrapassa os níveis tradicionais entre Estados".

segunda-feira, abril 13, 2009

Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza e Mestrado em Engenharia do Ambiente



Enquadramento:

A Universidade dos Açores vem pelo presente divulgar alguns dos módulos dos Mestrados em Gestão e Conservação da Natureza e do Mestrado em Engenharia do Ambiente, que terão lugar quer em Ponta Delgada quer em Angra do Heroísmo.Horários:Os módulos serão leccionados em horário pós-laboral, sendo que de segunda a sexta será das 17h00 às 22h00 e ao sábado das 09h30 às 14h30.
Custos:Cada módulo tem um custo de 100 €, sendo que receberão um certificado da Universidade dos Açores, com a indicação da respectiva nota, e com validade para currículo académico.


Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza: Módulos: Análise e Ordenamento do Espaço (5 a 7 de Março, 2009) Biodiversidade (19 a 21 de Março, 2009) Sistemas de Agricultura (30, 31 de Março e 1 de Abril, 2009) Ecologia da Paisagem (13 a 15 de Abril, 2009) Organização e Gestão das Instituições (23 a 25 de Abril, 2009) Património Cultural (27 a 29 de Abril, 2009) Biotecnologia e Ambiente (11 a 13 de Maio, 2009) Dinâmica de Ecossistemas (18 a 20 de Maio, 2009) Ecologia Molecular (25 a 27 de Maio, 2009) Gestão e Conservação da Biodiversidade (1 a 3 de Junho)
Mestrado em Engenharia do Ambiente: Módulos: Poluição do Ar e Ruído (12 a 14 de Março, 2009) Gestão Integrada da Água (26 a 29 de Março, 2009) Controlo Integrado da Poluição (2 a 4 de Abril, 2009) Processos Construtivos (16 a 18 de Abril, 2009) Química do Ambiente (30 de Abril, 1 e 2 de Maio, 2009) Hidráulica (14 a 16 de Maio, 2009) Sistemas de Água e Saneamento (21 a 23 de Maio, 2009) Gestão de Resíduos Sólidos (28 a 30 de Maio, 2009) Tratamento de Águas (4 a 6 de Junho, 2009)
Informações: Para quaisquer informações e inscrições deverão remeter um e-mail para Adelaide Costa (adelaidecosta@uac.pt), com a indicação dos seus dados pessoais e do (s) módulo (s) que pretendem realizar.Poderá inscrever-se qualquer pessoa externa à Universidade dos Açores (regime extraordinário), bem como alunos da Universidade dos Açores (extracurriculares).


Mais Informações:

Adelaide da Conceição Feliciano Costa Universidade dos Açores – Departamento de Ciências AgráriasAssociação Portuguesa para o Desenvolvimento RegionalTelefone: 963979747E-mail: adelaidecosta@uac.ptWebmail UAC:

htto://www.angra.uac.pt/ggcn/Webmail APDR: http://www.apdr.pt/

segunda-feira, abril 06, 2009

Primeiro cabo-verdiano, depois africano e só então português…


Primeiro cabo-verdiano, depois africano e só então português…
“O sociólogo Luís Machado, exibiu, numa amostragem de 361 jovens “portugueses-cabo-verdianos” entre os 15 e os 29 anos, que há descendentes de imigrantes já em todos os níveis de ensino. 60 por cento nasceram em Portugal e têm nacionalidade portuguesa. E como se sentem eles? Onde pertencem? O estudo do ISCTE revela: sentem-se primeiro “mais cabo-verdianos”, depois “africanos”, a seguir “portugueses” e no fim “europeus”.
“(…) O Encontro que reuniu em Lisboa uma centena de descendentes da diáspora, diria que mais cabo-verdianos portugueses, com salpicos holandeses, franceses, luxemburgueses, norte-americanos e italianos. Foi um palco de “comunicações de doutores” e de espelho de “brilhos” uns dos outros.”
“(…) Os desabafos foram muitos: deselegâncias, descriminação, secundarização, dificuldades de aprendizagem do português, burocracias, mas também relatos de escolas onde há dezenas de nacionalidades e onde 70% dos alunos são de origem cabo-verdiana. “Há lusos (autóctones) que já falam crioulo”, disse Elizabete Ramos.”
“(…) Foram relatos de angústias, comuns aos povos que circulam entre territórios de culturas diferentes, numa sociedade global multicultural. Por isso começa a evidenciar-se a necessidade de uma evolução para um patamar de cidadania, para além das raças e cores, cimentada em direitos e deveres iguais, para que os seres humanos vivam com dignidade. Em Portugal fica o repto: É preciso educar os portugueses e perguntar o que pensam e como aceitam os “Outros”. É um estudo por fazer.” - in A Semana online, por Otília Leitão.
Apenas uma questão: Quando a Otília Leitão diz que é preciso educar os portugueses, inclui os cabo-verdianos de nacionalidade portuguesa? Ou são só os portugueses brancos que precisam de ser educados? Já repararam nesta nova terminologia aplicada ao povo português - os “lusos (autóctones)” ?!?!?!?!?!?!

quarta-feira, março 25, 2009

Simpson

Os simpsons - Um dos meus Desenhos animados preferidos

The Simpsons (Os Simpsons no Brasil; Os Simpson em Portugal) é uma série de desenhos animados para a televisão que retrata o dia-a-dia de uma família americana. Criado pelo cartunista Matt Groening, foi exibido pela primeira vez em 1987, primeiramente como tirinhas no programa "The Tracey Ullman Show". Virou uma série em 1989, com um especial de Natal.

Através dos protagonistas Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie, o programa faz críticas ao comportamento humano, à sociedade e ao modo de vida americano. Numa nova temporada que será lançada ano que vêm, Maggie, a filha mais nova do casal Simpson vai passar a falar.

A série Simpsons está de malas e bagagens para África! Como tal, a família mais famosa de Springfield, vai mudar de cor, roupa e de costume, tudo para uma campanha publicitária em Angola. Assim sendo, as mudanças vão ser visíveis: Homer, Marge, Maggie, Bart e Lisa com roupas coloridas e trancinhas no cabelo, o gato vai deixar de existir, a mesa ao lado do sofá com o telefone foi substituída por grandes colunas e até a célebre cerveja “Duff” vai desaparecer. “Os Simpsons agora em Angola” é o novo slogan que tem como pano de fundo a selva africana.

quinta-feira, março 12, 2009

Mulheres, elas ainda buscam o par perfeito


Sorriso bonito, olhar de quem sabe, um pouco da vida... Por experiência, sabe a diferença de amor de paixão. O que é verdadeiro caso passageiro, ou pura ilusão... É jovem bastante, mas não como antes, mas é tão bonita. Ela é uma mulher, que sabe o que quer, e no amor acredita...”.

Como diz Roberto Carlos na música “Mulher de 40”, essa procura por um amor é real no mundo feminino, mesmo quando se trata de mulheres mais experientes. E hoje, no Dia Internacional da Mulher, nada melhor do que falar desse assunto.

A pesquisa “Critérios de Eleição de Parceria Amorosa de Mulheres entre 40 e 60 Anos de Idade: definição de relacionamento amoroso”, que confirma a eterna busca pelo amor perfeito, foi desenvolvida pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará.


Foram entrevistadas, por meio de questionários anônimos, 100 mulheres que tinham estabilidade financeira e estavam na faixa etária entre 40 e 60 anos, independente da situação civil. “A maioria das entrevistadas estavam dentro de universidades, muitas eram mestras e até doutoras”, diz a professora e orientadora da pesquisa Regina Célia Brito.

Em uma das etapas, as mulheres tinham que eleger as cinco principais razões para escolher um parceiro e as três mais colocadas foram carinho, companheirismo e estabilidade financeira do homem. “A beleza ficou em último lugar”, informa a orientadora.

Porém, quando elas são questionadas sobre os seus relacionamentos reais, todos os sonhos dão lugar à realidade e aos problemas. “Mesmo nos dias atuais, as mulheres carregam consigo uma idéia muito romântica e continuam a busca pelo par perfeito. Elas enxergam os homens como uma necessidade para serem felizes. E quando passam por uma separação e iniciam outro relacionamento, acreditam que essa nova pessoa vai trazer a tão desejada felicidade”, diz Regina Brito.

Outra contradição acontece quando as mulheres descrevem os relacionamentos atualmente, de seus amigos e de uma maneira geral. “Elas usam adjetivos pejorativos, como egoístas, falsos, interesseiros, mas o que elas não percebem é que também estão inseridas nesse mundo”, comenta a orientadora.

A pesquisa também mostrou que, quanto mais independente a mulher for, mais problemas ela terá que enfrentar na relação. “Hoje elas sustentam a relação por gostar do parceiro, e não por depender deles. Esse é um dos motivos do alto índice de divórcio e da pouca duração das relações. Porém, essas mulheres também vão atrás de outros relacionamentos”, explica Regina Brito.

Quando o assunto é sexo, as mulheres assumem. “Elas mantém em média três relações sexuais por semana, mas gostariam de ter até seis, só que a correria do dia-a-dia as impedem”. As entrevistas ainda colocaram o seu desempenho sexual e do parceiro entre regular e bom.

“Não acredito que as mulheres vestem uma ‘capa’ para parecerem fortes, mas sim se posicionam como é necessário atualmente. Com a possibilidade de atuar em cargos antes apenas ocupados por homens, elas precisam tomar posturas rígidas, mas isso não acaba com o feminismo nem com o romantismo delas. As mulheres são sensíveis e as que assumem essa imagem muito masculinizada com certeza sofrem mais”, diz a orientadora.

O tema da pesquisa será estendido esse ano para mulheres de baixa renda e homossexuais. “Queremos saber se as mulheres procuram em outras mulheres as mesmas características que as heterossexuais procuram em homens”, diz Regina Brito.

A pesquisa foi desenvolvida pela bolsista Tamiles Costa, contou com a orientação da professora Regina Célia Brito e com o apoio da mestranda Marilu Cruz e da bolsista Gabriela Ribeiro, sendo financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A BUSCA - Mesmo ainda faltando alguns anos para entra na faixa etária da pesquisa, Jaciara Pessoa (33) é um dos exemplos dessas mulheres que enfrentam a dificuldade de encontrar um grande amor. “Fui casada durante seis anos, mas atualmente estou separada. Casei esperando que fosse para a vida toda, queria constituir família e ter filhos, planejei um futuro ao lado dele. Porém, essa situação não fez com que eu desistisse do casamento, não quero ficar sozinha e pretendo tentar novamente”, diz.

Jaciara é educadora física, empresária e professora da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). “A minha estabilidade financeira foi um fator primordial para eu não seguir com a relação. Sabia que se eu me separasse poderia me sustentar”, explica.

Com tantos compromissos profissionais fica ainda mais difícil encontrar alguém. “A nossa vida profissional diminui a vida social. Além disso, vamos ficando cada vez mais exigentes, principalmente em relação à situação financeira do parceiro. Essa independência da mulher assusta os homens, eles têm medo de ganhar menos que nós”, diz.

Para Jaciara, o problema fica ainda maior com o passar dos anos. “Os homens da minha faixa etária já vem com o pacote completo, ex-mulher e filhos, e eu não quero. O meu ex-marido já era pai e isso atrapalhou bastante. Quero alguém que seja tão livre quanto eu”, explica.

Jaciara assume que, como todas ou a maioria das mulheres, busca o par perfeito. “Acho que foi por isso que não deu certo a minha relação, pois na realidade as coisas são bem diferentes. Procuro um homem carinhoso e independente, que goste de praticar exercícios, seja inteligente, bonito, goste de viajar e passear nos finais de semana. Todas aquelas qualidades que as mulheres em geral querem”, comenta. (Diário do Pará)

sexta-feira, março 06, 2009

Terapia para superar temores e fobia

Todos nós temos nossos pontos fracos. São situações ou instantes de fragilidade que permitem que entremos em contato com nossa estrutura mais íntima. Nestas situações de vulnerabilidade experimentamos uma sensação muito conhecida de todos, que é pertinente a natureza humana, que tem sua importância, mas que se não for bem trabalhada pode nos acarretar muitos e sérios problemas. Estou me referindo aos nossos medos, a nossa capacidade de temer.
O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo

Milhões de pessoas são afectadas por essa sensação, inicialmente saudável e necessária para a sobrevivência, mas devastadora quando escapa ao controlo e invade a nossa vida. Há soluções eficazes para ultrapassa-la.



TODAS AS ZONAS DE ALARME, na imagem que se segue:
" Quando um estimulo exterior é entendido como perigo potencial ... ....a hormona prepara ao organismo pra reagir ao medo..."
" o medo é uma ferrementa essesncial para a nossa sobrivivência: é graças a ele que reagimos rapidamente face aos perigos.



Como pode observar na imagem seguinte: a nossa alimentação interfira no nosso sistema nervoso.. "comer para acalmar nervos"

......
10 MEDIDAS PRA CONTROLAR ATAQUES DE PÂNICO


:Os outros nao nos deve assustar...

Algumas fobias podem chegar a causar problemas no nosso dia-a-dia, por isso, faça uma avaliação para saber lidar com ele (imagem que se segue)

quinta-feira, março 05, 2009

História da Tuna em Portugal



""""""""" HISTÓRIA DA TUNA EM PORTUGAL"""""""""""""""""""""

A história das tunas académicas é algo que, ao contrário do que muitos poderão pensar, remonta à Idade Média, senão mesmo antes. Muito pouco se sabe ao certo sobre a evolução e a origem das tunas Académicas, apenas algumas lendas e alguns escassos trabalhos de recolha histórica nos permitem definir, aproximadamente o percurso das Tunas e dos Tunos desde a sua origem.

No ano de 1212 em Espanha, surge, por ordem de El-Rei D. Afonso VIII, o primeiro Sudium Generale em Palencia, que seria o antecessor das actuais Universidades. Pouco tempo depois, D. Diniz manda construir os Estudos Gereis de Lisboa (1285) que, devido a diversos problemas entre a população e os estudantes foram transferidos pouco depois para Coimbra – surgindo a primeira Universidade portuguesa (com esta designação). Leia mais


Assim, hoje em dia as Tunas Académicas são um fenómeno cultural, secular que se encontra generalizado em Portugal, Espanha e América Latina, existindo apenas algumas tunas fora destas regiões.


""""""""
De forma clara e por tudo o atrás escrito, resulta claro que, no Ressurgimento do fenómeno Tunante nacional, quem assumiu papel de destaque pelo sucessão de acontecimentos - e não se pode esquecer o peso das respectivas Academias, em pleno fervôr do restaurar de Tradições Académicas e da Praxe - foram as Academias de Coimbra e Porto, pelas mãos da Estudantina Universitária de Coimbra e Tuna Universitária do Porto. Em Lisboa, a Tuna da Universidade Internacional marca o pioneirismo da Tuna enquanto fenómeno agregador Tradicional, antes de qualquer outra. Marca comum a todas elas e de enorme relevo, são Tunas que surgem fundadas no Academismo e na Praxe, então, e não grupos surgidos por outras motivações.

quarta-feira, março 04, 2009

AMO SER NEGRA




O corpo da mulher negra

"Falar sobre o corpo da mulher negra
implica, a priori, pensarmos o corpo enquanto
signo, como um ente que reproduz
uma estrutura social de forma a darlhe
um sentido particular, que certamente
irá variar de acordo com os mais diferentes
sistemas sociais".Leia este artigo
*******************
Mulher negra e mito de sexualidade, Tradição cultural negra e sexualidade
...
DEIXO ESTE VIDEO PRA TODAS AS MULHERES PRINCIPALMENTE AS NEGRAS QUE AMAM SER NEGRAS




Maior Penis do Mundo



Curiosidades Sexuais

O maior membro erecto que aparece na literatura da medicina media 35,5cm, e foi medido pelo Dr. David Reuben em 1969. O Dr. Reuben não divulgou como é que fez as medições, por isso, a sua precisão poderia não ter sido a correcta.
O maior pénis clinicamente provado media 34,3cm de comprimento e 15cm de perímetro e foi documentado nos anos 20 pelo Dr. Robert L. Dickinson.
Depois, há inúmeros casos de indivíduos da indústria do sexo (actores porno) que dizem que têm o maior pénis do mundo. Há um caso de um actor que aparecia nos filmes com um pénis de 45cm, mas, mais tarde foi provado que era uma fraude, já que havia videos em que ele aparecia com um pénis normal.

O Maior Pénis por Raça
Louis Jacolliet, um escritor francês do século XIX que passou três décadas a estudar o tamanho dos pénis, disse: "Não há nenhuma raça humana cujos órgãos sexuais masculinos sejam tão desenvolvidos como os dos Negros Africanos."
Certamente que a crença de que os Africanos têm pénis maiores é bem conhecida, mas será que os factos a confirmam?


O mais exaustivo estudo sobre o tamanho dos pénis revela que o tamanho médio de um pénis de um Branco é de 15,7cm de comprimento e 9,3cm de perímetro, enquanto que o pénis médio de um Negro é de 16cm de comprimento e 9,6cm de perímetro. As diferenças, como se pode verificar são muito poucas.

Se os pénis forem medidos sem erecção, então as medidas são: para os Negros 10,9cm de comprimento, e para os Brancos 10,16cm.
Estes dados, no entanto, não são conclusivos, visto que para este estudo, apareceram apenas 59 Negros, contra 2500 Brancos.
Fonte(s):
http://www.hotguia.hpg.ig.com.br

segunda-feira, março 02, 2009

Estudo revela que Cabo Verde é um dos países mais estáveis da África


Estudo revela que Cabo Verde é um dos países mais estáveis da África

28-02-09

A agência Panapress noticia na sua edição de hoje, 27, que Cabo Verde é, segundo um estudo recente realizado, um dos países mais estáveis do continente africano. O arquipélago ocupa a 123ª posição em termos da estabilidade, ficando assim à frente de países como a Argentina, a Rússia, a África do Sul, o Brasil, o México e a Roménia.



A fonte deste diário digital precisa que a pesquisa recentemente publicada foi levada a cabo pela instituição norte-americana "Brookings Institution" e considera que Cabo Verde é um dos países mais estáveis de África, ficando atrás, somente, das ilhas Maurícias e das Seicheles.

O estudo intitulado "Index of State Weakness in the Developing World (ISWDW, Índice das Fraquezas dos Estados nos países em desenvolvimento), define dos piores aos melhores nesta matéria, colocando a Somália como o primeiro entre os Estados mais frágeis, enquanto a República da Eslováquia seria a melhor classificada na 141ª posição.

Entre os países observados e que não incluem os Estados Unidos e os países do G-8 (grupo da oito nações mais industrializadas), Cabo Verde está na 123ª posição, à frente de países como a Argentina, a Rússia, a África do Sul, o Brasil, o México e a Roménia.

De acordo com o citado estudo, o índice tem como bases de classificação a estabilidade ou instabilidade a nível da Economia, da Política, da Segurança, e do bem-estar social, tendo Cabo Verde obtido uma classificação geral (0 a 10) de 7.96. Os dois melhores classificados, a Eslováquia e a Hungria, obtiveram o «score» de 9.41.

A fonte que vimos referindo avança que a ideia do ISWDW surgiu após os trágicos acontecimentos de 11 de Setembro, em que os Estados Unidos passaram a entender que os países mais vulneráveis e instáveis podem constituir, do mesmo modo, uma ameaça à paz e segurança nacional e mundial, relativamente aos Estados mais fortes.

ADP
Fontes in:http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article39367

sexta-feira, fevereiro 27, 2009

TERMINA A VIDA E COMEÇA A SOBREVIVÊNCIA


Em 1854, o grande chefe branco de Washington fez uma oferta de compra de uma grande extensão de terras índias, prometendo criar uma "reserva" para o povo índio.

A resposta do chefe Seattle, aqui publicada na sua totalidade, tem sido descrita como a declaração mais bela e mais profunda que jamais foi feita sobre o ambiente.


Como se pode comprar ou vender o firmamento, ou ainda o calor da terra? Tal ideia é-nos desconhecida.
Se não somos donos da frescura do ar nem do fulgor das águas, como poderão vocês comprá-los?
Cada parcela desta terra é sagrada para o meu povo.
Cada brilhante mata de pinheiros, cada grão de areia nas praias, cada gota de orvalho nos escuros bosques, cada outeiro e até o zumbido de cada insecto, é sagrado para a memória e para o passado do meu povo. A seiva que circula nas veias das árvores leva consigo a memória dos Peles-Vermelhas.
Os mortos do Homem Branco esquecem-se do seu país de origem quando empreendem as suas viagens no meio das estrelas; ao contrário, os nossos mortos nunca podem esquecer-se desta bondosa terra, pois ela é a mãe dos Peles-Vermelhas.

[operation wolf]

Somos parte da terra e do mesmo modo ela é parte de nós próprios. As flores perfumadas são nossas irmãs, o veado, o cavalo, a grande águia, são nossos irmãos; as rochas escarpadas, os húmidos prados, todos pertencem à mesma família.

Por tudo isto, quando o Grande Chefe de Washington nos envia a mensagem de que quer comprar as nossas terras, está a pedir-nos demasiado. Também o Grande Chefe nos diz que nos reservará um lugar em que possamos viver confortavelmente uns com os outros. Ele se converterá, então, em nosso pai e nós em seus filhos. Por esta razão consideramos a sua oferta de comprar as nossas terras. Isto não é fácil para nós.

A água cristalina que corre nos rios e ribeiros não é somente água: representa também o sangue dos nossos antepassados.

Se lhes vendermos a terra devem recordar-se que ela é sagrada e, ao mesmo tempo, ensinar aos vossos filhos que ela é sagrada e que cada reflexo nas claras águas dos lagos conta os acontecimentos e memórias das vidas das nossas gentes.

O murmúrio da água é a voz do pai do meu pai.

Os rios são nossos irmãos e saciam a nossa sede; são portadores das nossas canoas e alimentam os nossos filhos. Se lhes vendermos a terra, devem recordar-se e ensinar aos vossos filhos que os rios são irmãos deles, e que, portanto, devem tratá-los com a mesma doçura com que se trata um irmão.

Sabemos que o Homem Branco não compreende o nosso modo de vida. Ele não sabe distinguir um pedaço de terra de outro, porque ele é um estranho que chega de noite e tira da terra o que necessita. A terra não é sua irmã mas sim sua inimiga e, uma vez conquistada, ele segue o seu caminho, deixando atrás de si a sepultura de seus pais, sem se importar com isso.

Rouba a terra aos seus filhos: também não se importa. Tanto a sepultura de seus pais como o património dos seus filhos são esquecidos. Trata a sua mãe, a terra, e o seu irmão, o firmamento como objectos que se compram, se exploram e se vendem como ovelhas ou contas coloridas. O seu apetite devorará a terra deixando atrás de si só o deserto.

Não sei mas a nossa maneira de viver é diferente da vossa. Só de ver as vossas cidades entristecem-se os olhos do Pele-Vermelha. Mas talvez seja porque o Pele-Vermelha é um selvagem e não compreende nada.

Não existe um lugar tranquilo nas cidades dos Homens Brancos, não há sítio onde escutar como desabrocham as folhas das árvores na Primavera ou como esvoaçam os insectos.

Mas talvez isto também seja porque sou um selvagem que não compreende nada. Só o ruído parece um insulto para os nossos ouvidos. Depois de tudo, para que serve a vida se o homem não pode escutar o grito solitário do noitibó nem as discussões nocturnas das rãs nas margens dum charco? Sou um Pele-Vermelha e nada entendo. Nós preferimos o sussurrar suave do vento sobre a superfície dum charco, assim como o cheiro desse vento purificado pela chuva do meio-dia ou perfumado com o aroma dos pinheiros.

O ar tem um valor inestimável para o Pele-Vermelha, uma vez que todos os seres partilham um mesmo alento ― animal, a árvore, o homem, todos respiramos o mesmo ar.

O Homem Branco não parece estar consciente do ar que respira, como um moribundo que agoniza durante muitos dias é insensível ao cheiro. Mas se lhes vendermos as nossas terras, devem recordar-se que o ar é, para nós, inestimável, que o ar partilha o seu espírito com a vida que mantém. O vento, que deu aos nossos avós o primeiro sopro de vida, também recebe os seus últimos suspiros. E, se lhes vendermos as nossas terras, devem conservá-las como coisa à parte e sagrada, como um lugar onde até o Homem Branco possa saborear o vento perfumado pelas flores das pradarias.

Por tudo isso, consideraremos a vossa oferta de comprar as nossas terras. Se decidirmos aceitá-la, eu porei uma condição: o Homem Branco deverá tratar os animais desta terra como irmãos.

Sou um selvagem e não compreendo outro modo de vida. Tenho visto milhares de bisontes apodrecendo nas pradarias, mortos a tiro pelo Homem Branco, da janela de um comboio em andamento.

Sou um selvagem e não compreendo como é que uma máquina fumegante pode ser mais importante que o bisonte que nós matamos para sobreviver.

Que seria do homem sem os animais? Se todos fossem exterminados, o Homem também morreria de uma grande solidão espiritual. Porque o que suceder aos animais também sucederá ao Homem. Tudo está ligado.

Devem ensinar aos vossos filhos que o solo que pisam são as cinzas dos nossos avós. Inculquem nos vossos filhos que a terra está enriquecida com as vidas dos nossos semelhantes, para que saibam respeitá-la. Ensinem aos vossos aquilo que temos ensinado aos nossos, que a terra é nossa mãe. Tudo quanto acontecer à terra acontecerá aos filhos da terra. Se os homens cospem no solo, cospem em si próprios.

Isto sabemos: a terra não pertence ao Homem, pertence à terra. Isto sabemos. Tudo está ligado, como o sangue que une uma família. Tudo está ligado. Tudo o que acontece à terra acontecerá aos filhos da terra. O Homem não teceu a rede da vida, ele é só um dos seus fios. Aquilo que ele fizer à rede da sua vida ele faz a si próprio.

Nem mesmo o Homem Branco, cujo Deus passeia e fala com ele de amigo para amigo, fica isento do destino comum. Por fim talvez sejamos irmãos. Veremos isso. Sabemos uma coisa que talvez o Homem Branco descubra um dia: o nosso Deus é o mesmo Deus. Vocês podem pensar nesta altura que Ele vos pertence, do mesmo modo como desejam que as nossas terras vos pertençam; porém, não é assim. Ele é o Deus dos homens e a Sua compaixão reparte-se por igual entre o Pele-Vermelha e o Homem Branco. Esta terra tem um valor inestimável para Ele, e, se a estragamos, isso provocaria a ira do Criador. Também os Brancos acabarão um dia, talvez antes das demais tribos. Contaminem os vossos leitos e uma noite morrerão afogados nos vossos próprios resíduos.

Contudo, vocês caminharão para a vossa destruição rodeados de glória, inspirados pela força do Deus que os trouxe a esta terra e que, por algum desígnio especial, lhes deu o domínio sobre ela e sobre os Peles-Vermelhas.

Esse destino é um mistério para nós próprios, pois não percebemos porque se exterminam os bisontes, se domam os cavalos selvagens, se saturam os mais escondidos recantos dos bosques com a respiração de tantos homens e se mancha a paisagem das exuberantes colinas com os fios do telégrafo. Onde se encontra já o matagal? Destruído. Onde está a águia? Desapareceu.



TERMINA A VIDA E COMEÇA A SOBREVIVÊNCIA

in http://spectrum.weblog.com.pt/arquivo/2004/11/

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Solidão mata


Solidão tão prejudicial como fumar
O isolamento social prejudica a saúde e pode ser tão nocivo como fumar, segundo John Cacioppo, professor de psicologia da Universidade de Chicago e um dos investigadores da temática solidão mais conceituados dos Estados Unidos da América (EUA).

Um novo estudo realizado por Cacioppo e outros investigadores da Universidade de Chicago indica que a solidão afecta o comportamento das pessoas e a forma como os seus cérebros funcionam.


A pesquisa, apresentada durante a conferência anual da American Association for the Advancement of Science (AAAS), utilizou exames de ressonância magnética para estudar as conexões entre isolamento social e actividade cerebral.


Os especialistas verificaram que nas pessoas mais sociáveis uma região do cérebro conhecida como estriato ventral ficou muito mais activa quando observavam imagens de pessoas em situações agradáveis. Algo que não acontecia nos cérebros de pessoas solitárias.


Os cientistas também concluíram que uma outra região do cérebro, associada à capacidade de empatia com o próximo, ficou muito menos activa entre os solitários do que nos mais sociáveis quando observavam imagens de pessoas em situações desagradáveis.



"Devido aos sentimentos de isolamento social, indivíduos solitários podem ser levados a procurar um certo conforto em prazeres não sociais", disse Cacioppo, citado pela BBC. Por exemplo, comer ou beber demais, avança o professor.


De acordo com uma reportagem sobre o estudo publicada pelo jornal britânico Daily Telegraph, a solidão prejudica a imunidade, provoca depressão, aumenta o stress e a pressão sanguínea e também aumenta os riscos de Alzheimer.



Indivíduos solitários tendem a ter menos motivação e menos perseverança, o que dificulta a adopção de dietas mais saudáveis e a prática de exercícios. Segundo Cacioppo, um em cada cinco americanos sente-se solitário.

In: http://noticias.pt.msn.com/article.aspx?cp-documentid=14319434

terça-feira, janeiro 20, 2009

Tomada de Posse de Barack Obama


EUADois milhões de pessoas são esperadas em Washington para assistirem à cerimónia e parada que assinala este dia 20 de Janeiro. Só para as festividades no Capitólio foram emitidos 240.000 bilhetes de ingresso.

A decorrer desde domingo, as cerimónias de tomada de posse do novo

presidente norte-americano, Barack Obama, o 44º presidente dos Estados

Unidos e o primeiro negro, têm esta terça-feira o seu ponto alto.

A cerimónia de investidura inicia-se às 10:00 locais (15:00 de

Lisboa), ao ar livre, frente ao Capitólio, sede do Congresso

norte-americano. Barack Obama presta juramento ao meio-dia (17:00 de

Lisboa) sobre a Bíblia de Abraham Lincoln e pronuncia o discurso de

investidura.

Segundo a agência LUSA, após uma oração do pastor evangélico Rick

Warren, a "rainha do soul" Aretha Franklin, 66 anos, canta para o

presidente, antes de subir ao palco um quarteto composto pelo

violoncelista Yo-Yo Ma, o violinista Itzhak Perlman, a pianista

Gabriela Montero e o clarinetista Anthony McGill. A poeta Elizabeth

Alexander, nascida em Harlem, declama em seguida um poema, sendo

depois a vez de o reverendo Joseph E. Lowery pronunciar uma bênção,

antes de ser tocado o hino nacional dos Estados Unidos pela fanfarra

Sea Chanters da armada norte-americana.

A partir das 14:30 (19:30 de Lisboa), um desfile composto por bandas e

fanfarras de todo o país marcha até à Casa Branca.
in: http://noticias.pt.msn.com/article.aspx?cp-documentid=13002039

quarta-feira, janeiro 14, 2009

Profissão dos pais influencia estudantes


As diferenças de desempenho escolar dos alunos do secundário surgem associadas às qualificações escolares e às profissões dos pais, sendo pouco relevantes factores como a origem étnico-nacional, revela um estudo do Ministério da Educação.

O estudo abrangeu 588 escolas públicas e privadas das diferentes regiões do País e baseou-se em inquéritos a 46.175 alunos do 10.º ano ou equivalente (correspondente a 44 por cento do universo), a frequentar as diferentes modalidades do nível secundário no terceiro trimestre de 2007/2008.

Segundo o estudo “Estudantes à entrada do ensino secundário”, factores como a origem étnico-nacional, línguas faladas e participação dos pais em diferentes aspectos da vida escolar dos alunos têm pouco ou nenhum peso na explicação do desempenho escolar dos alunos”.

Os alunos que ingressaram no 10º ano ou equivalente em 2007/08 têm um perfil social com uma representação algo elevada de grupos com maior vantagem socioeconómica, refere o estudo. O percurso escolar destes estudantes caracteriza-se por uma fraca incidência da retenção, nomeadamente retenções precoces (no 1º e 2º ciclo do ensino básico), por uma quase total inexistência de interrupções dos estudos e um predomínio de classificações positivas, indica o documento. O estudo refere ainda que os estudantes do 10º ano ou equivalente inquiridos têm na quase sua totalidade nacionalidade portuguesa (95,4 por cento).

Relativamente à origem étnico-nacional, 80,7 por cento dos alunos têm origem portuguesa, 7,8 por cento têm origem luso-africana, quatro por cento são descendentes de ex-emigrantes e 2,2 por cento têm origem luso-europeia.

Uma proporção significativa das famílias/responsáveis dos alunos inquiridos têm o 2º ciclo do ensino básico ou menos concluído (36,2 por cento), seguido do 3º ciclo do ensino básico (23,9 por cento), do ensino secundário (21,6 por cento) e do ensino superior (18,3 por cento).

Assim, é possível observar que cerca de um terço dos estudantes inquiridos (36,2 por cento) possuem já um nível de escolaridade mais elevado do que os seus familiares/responsáveis e que perto de um quarto está próximo de o realizar (23,9 por cento).

A análise da origem socioprofissional dos estudantes revela que os alunos provêm em maior proporção de famílias com categorias mais providas de recursos, caso dos “Empresários, Dirigentes e Profissionais Liberais” (41,4 por cento) e dos “Profissionais Técnicos e de Enquadramento” (16,5 por cento).

Em termos globais, constata-se que à entrada do secundário existem mais raparigas do que rapazes, o que está associado a perfis de desempenho escolar mais elevados por parte das alunas.

No que se refere à escolha da escola, os estudantes seleccionam-na principalmente em função da proximidade da residência e da oferta escolar, embora o factor amigos e o facto de os próprios alunos já terem estado nesse estabelecimento também tenham alguma relevância.

Quanto à questão da mudança de cursos, na maioria das situações, são os alunos dos cursos científico-humanísticos que, proporcionalmente, mais referem pretender mudar para um curso profissionalmente qualificante.

O estudo, realizado pelo Observatório de Trajectos dos Estudantes do Ensino Secundário (OTES) do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação com o objectivo de produzir e analisar informação relevante para os processos de tomada de decisão relativamente ao ensino secundário.
in:http://noticias.pt.msn.com/article.aspx?cp-documentid=12758752

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Portugueses sorriem cada vez menos


Os portugueses estão a sorrir cada vez menos desde 2003, o que pode estar relacionado com o agravamento da situação económica e social em Portugal, conclui um estudo do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, divulgado no Porto.

“Os portugueses estão a sorrir cada vez menos”, alertou António Freitas-Magalhães, director daquele laboratório, que integra a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, frisando que “a frequência e a intensidade da exibição do sorriso registam valores descendentes desde 2003”. Segundo o especialista, “está comprovado que um dos moderadores da frequência e intensidade da exibição do sorriso é o contexto social”. “A situação económico-social potencia a inibição da expressão”, frisou.

O investigador sustenta que “a felicidade está na cara das pessoas”. “O sorriso é um sinal que está a desaparecer”, salientou Freitas-Magalhães, especificando que “é uma reacção neuropsicológica que se desenvolve em situações que envolvam bem-estar e felicidade, pelo que, quando isso não se verifica, o sorriso é inibido e recalcado”.

António Freitas-Magalhães falava na apresentação dos resultados do estudo intitulado ‘Uma década de sorriso em Portugal’, que envolveu até agora a análise de mais de 240 mil fotografias. No âmbito deste estudo, os especialistas do Laboratório de Expressão Facial da Emoção analisaram também quase 38 mil fotografias publicadas nos jornais diários portugueses, tendo concluído que a face neutra e o sorriso fechado foram os tipos de expressão facial mais frequentes no ano passado.

As conclusões também indicam que - nas fotografias publicadas nos jornais diários portugueses em 2008 - as mulheres sorriem mais que os homens, as crianças são as que apresentam mais e frequentemente o sorriso largo e os homens apresentam mais o sorriso superior a partir dos 60 anos.

Relativamente aos dados do anterior estudo, realizado entre 2003 e 2007, as conclusões sobre 2008 indicam uma “diminuição relevante na frequência e na intensidade do sorriso”. “A face neutra é a expressão mais exibida e o sorriso superior é substituído pelo sorriso fechado”, conclui o estudo, cujos resultados também apontam para “uma diminuição significativa na exibição de qualquer tipo de sorriso e o aumento da expressão neutra em mulheres e homens”.

Este estudo, pioneiro a nível mundial, vai prolongar-se até 2013, analisando as expressões faciais nas fotografias publicadas nos jornais diários portugueses.

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção, fundado em 2003, é o único do género em Portugal, desenvolvendo um trabalho científico inovador, que já foi distinguido, entre outras entidades, pelo governo inglês e pela multinacional Nokia.
in:http://noticias.pt.msn.com/article.aspx?cp-documentid=12573456